domingo, 15 de maio de 2016

O uso do “cf” no texto acadêmico-científico - da série "Uso das expressões latinas em Artigos, Monografias e Teses"

Boa tarde! 
   É comum verificarmos em variados tipos de textos, seja livro, artigo eletrônico, matéria de jornal, mas especialmente, nos textos acadêmicos, o termo “cf”, que é a abreviação para “conforme”. Este artigo dá continuidade à série que aborda "O uso das expressões latinas em Artigos, Monografias, TCCs e Teses", iniciada em 10 de janeiro de 2016, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/o-uso-das-expressoes-latinas-em-artigos.html]. ...

   No caso do texto acadêmico-científico, como nos demais tipos de textos, usa-se o “cf” para indicar ao leitor que aprofunde seus conhecimentos em obra/autor mencionados em nota de rodapé.
  É importante destacar que estes recursos, da expressão “cf”, assim como da nota de rodapé, colaboram para indicar diferentes obras a serem consultadas, e ainda, para evitar que o texto em leitura não seja poluído com informações que venham a desviar a atenção do leitor sobre o assunto principal.
  Rotolo (2009) explica que é comum o uso da abreviação “cf” ou “cfr”, para os termos “confronte, confira ou ainda conforme”. Já Rocha (2007) explica ainda que o “cf” é opção ao uso do termo “vide” tal obra (seguida da numeração da nota de rodapé).
  Boa semana!
Regina Del Buono 



REFERÊNCIAS
ROCHA, Carlos. A abreviatura cf. Publicado em 2007. Disponível em: 
ROTOLO, Eliana. Normas para Citações Bibliográficas (Baseadas na NBR 10520, ago. 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT). Serviço de Biblioteca e Documentação. Museu de Arqueologia e Etnologia. Universidade de São Paulo. 2009. Disponível em: [http://heracles.mae.usp.br/citas.pdf]; acesso em 05 jan 2016.

0 comentários:

Postar um comentário