domingo, 14 de agosto de 2016

Como empregar o "apud" quando várias obras/autores são mencionados?

   Bom dia! Ainda sobre o uso do “apud”, hoje reportarei meu artigo de 07 de agosto de 2016, intitulado “Como usar o “apud” ou como fazer a citação direta de outra citação direta?”, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-uma.html], para tentar dirimir as dúvidas recebidas por email, especialmente do Alex Nunes.  ...
   Vamos ao Exemplo 1:

Kisekka et al. (2015) citam que as primeiras pesquisas sobre este sistema foram feitas por: Phene et al. (1985) em Fresno, no estado da Califórnia (EUA), Helweq (1989), na Arábia Saudita, e por Sourcel (2003), na Alemanha, e Olson e Rogers, no noroeste de Kansas (EUA). 

   Note(m) que o “apud” foi utilizado já no início do parágrafo, só que em português (“citam”). Achei a construção desse parágrafo perfeita, porque é bastante objetiva, informativa e esclarecedora, já que tudo o que o leitor precisa saber constam dele. Na minha concepção, eu deixaria como está.
   Caso o aluno/pesquisador queira ilustrar ainda mais o seu texto, poderá pesquisar outras fontes para obter maiores esclarecimentos sobre cada pesquisa, por autor, explicando em notas de rodapé. Seu texto ficaria ainda mais consistente.

   Faltou apenas mencionar a data da pesquisa realizada por Olson e Rogers.
   Espero tê-lo ajudado, mas caso ainda tenha alguma dúvida, peço que escreva diretamente para o meu email.
   Um abraço!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com

Um comentário:

  1. Regina muito obrigado pelo elogio, neste caso os autores foram citados por Kisekka em uma apresentação de slides, e o mesmo não informou a as referências dos mesmos, por isso a necessidade do uso de apud. Basicamente a falta do "apud" foi a única reclamação que tive com referências na minha defesa, rsrsrs

    ResponderExcluir