domingo, 28 de agosto de 2016

A Pesquisa de Campo e a Entrevista semi-estruturada com apenas um respondente

Bom dia! 
   Ao realizar uma pesquisa de campo é fundamental que o aluno/pesquisador utilize com propriedade os dados obtidos, inserindo-os adequadamente em seu texto, e fazendo a ligação com as teorias apresentadas. A forma sobre “Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia” foi tema de um artigo publicado aqui, no dia 04 de maio de 2014, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/05/como-inserir-os-dados-da-entrevista-no.html]. Vamos voltar ao assunto hoje, para responder às dúvidas recebidas por email. ...
   A dúvida que recebi por email nesta semana indaga se o relato sobre uma pesquisa de campo que contou com um único voluntário deve ser incluído dentro de um capítulo ou em forma de anexo.
  Eu diria que, independentemente do total de respondentes, é sempre interessante seguir o padrão de apresentação dos elementos que compõem a monografia. Dito de outra forma, os dados coletados devem fazer parte de um capítulo específico, sobre Metodologia de Pesquisa, assim como a entrevista propriamente dita, deve constar dos anexos.
   Entretanto, acredito que este aspecto, sobre inserir os dados tabulados pela pesquisa dentro do capítulo ou em anexo, vai depender muito de seu (sua) orientadora.
  Em oportunidades anteriores, eu publiquei uma série de artigos sobre a Pesquisa de Campo, cujos links estão relacionados ao final deste post, os quais eu sugiro que visite(m), uma vez que eles podem colaborar para uma compreensão mais abrangente.
  Na prática, sempre que um estudo acadêmico, seja ele um artigo científico ou monografia, contiver em sua elaboração uma pesquisa de campo, sua estrutura deverá contar, naturalmente, com um capítulo sobre a Metodologia de Pesquisa.
   Esse capítulo costuma ser o último na sequência desse texto, do qual deverão constar: o tipo de pesquisa, como foi escolhida instituição e a forma de identificação dos voluntários a serem entrevistados, dia, hora, local das entrevistas, tipo de entrevista, se foram gravadas e transcritas ou se as perguntas foram feitas a partir de um formulário impresso.
   Ainda desse capítulo sobre Metodologia de Pesquisa devem ser incluídas as informações sobre os voluntários participantes. Eles precisam ser qualificados dentro do texto, assim como as respostas obtidas dos mesmos, a serem subdivididas em grupos por “tipo de resposta”, para serem associadas aos conceitos e obras utilizados ao longo da fundamentação teórica. 
Tudo isso nesse capítulo.
   Além disso, existem vários anexos que deverão compor esse estudo, são eles:
Anexo I = Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);Anexo II = Roteiro de Perguntas;Anexo III = Entrevista propriamente dita, ou seja, perguntas e respostas.


   Eu espero ter colaborado para diluir a(s) sua(s) dúvida(s), mas caso exista(m) outra(s), sugiro que escreva(m) diretamente para o meu email.
   Um abraço!
Regina Del Buono 
abntouvancouver@gmail.com


Artigos anteriores sobre Pesquisa de Campo
DEL-BUONO, Regina C. Pesquisa de Campo: Como inserir em sua monografia os dados tabulados por outro autor? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/pesquisa-de-campo-como-inserir-em-sua.html]; publicado em 21 de agosto de 2016. 
__________, Como analisar e associar as respostas de uma pesquisa de campo à teoria? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-analisar-e-associar-as-respostas.html]; publicado em 26 de junho de 2016; 
__________, Como classificar ou qualificar os participantes de uma pesquisa de campo? Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]publicado em 05 de junho de 2016;  
__________, A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia. Disponível em: 

[http://www.abntouvancouver.com.br/2016/05/a-pesquisa-de-campo-e-inclusao-da_1.html];publicado em 01 de maio de 2016; 
__________, As Principais Técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/10/as-principais-tecnicas-ou-procedimentos.html]; publicado em 25 de outubro de 2015 
__________, A Pesquisa de Campo enquanto Procedimento de Pesquisa. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/07/a-pesquisa-de-campo-enquanto.html]; publicado em 

26 de julho de 2015; 
__________, Os anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/os-anexos-da-pesquisa-de-campo-o.html]; publicado em 09 de novembro de 2014; 
__________, O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]; publicado em 02 de novembro de 2014. 

0 comentários:

Postar um comentário