domingo, 4 de setembro de 2016

Como elaborar um Memorial Descritivo?

   Bom dia! Um memorial descritivo é um tipo de artigo que pode ser exigido dos alunos da área de Educação, por algumas universidades em substituição à monografia. É um texto diferente daqueles pelos quais os acadêmicos são cobrados, por tratar-se de uma narrativa pessoal. ...   É diferente na medida em que se deve “escolher um momento ao longo de seu curso” que tenha colaborado para a sua formação (COELHO, 2014). 
  Trata-se de um trabalho individual escrito na 1ª. pessoa, ao longo do qual o aluno/pesquisador deverá descrever suas experiências e impressões durante toda a sua participação no curso universitário em fase final. Sua redação deverá contar com os fatos mais marcantes e/ou determinada situação, as falhas que o estudante teria cometido, assim como tudo aquilo em que ele acertou.
   Apesar dessa conotação pessoal do texto, não se pode deixar de realizar o levantamento bibliográfico, uma vez que as teorias relacionadas às situações e preparação do aluno para seu exercício profissional, permitindo a devida elaboração da fundamentação teórica desse artigo. Em outras palavras, todo trabalho acadêmico deve contar com teorias e autores especializados em determinado tema, para que seja considerado científico. 
   Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
REFERÊNCIAS 
COELHO, Antonio Sérgio. Memorial descritivo de atividades acadêmicas. Artigo apresentado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. Disponível em: 

0 comentários:

Postar um comentário