domingo, 25 de setembro de 2016

Os Estudos Observacionais Descritivos - Série: Os Tipos de Estudos Científicos em Saúde

  Bom dia! Um Estudo Observacional Descritivo consiste tão somente em observar e descrever, sem que exista qualquer interferência do aluno/pesquisador.  Este artigo dá continuidade à série "Os tipos de Estudos Científicos em Saúde", iniciado aqui em 03 de julho de 2016, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/07/os-tipos-de-estudos-da-area-de-saude.html].  Um estudo observacional descritivo pode ser elaborado por estudantes e profissionais das diferentes áreas, sendo especialmente comum aos profissionais da Saúde. ...
  Existem duas modalidades possíveis para a realização de um Estudo Observacional, o descritivo e o analítico, sendo que uma não exclui a outra. Em ambos os casos, devem ser formuladas hipóteses desde o início da observação, que deverão nortear a investigação (ou pesquisa acadêmica) a ser feita, hipóteses essas que deverão ser testadas (CARVALHO e ROCHA, 2008).
  Um Estudo de Observação Descritivo se dará a partir do momento em que surge, por exemplo, uma doença ou epidemia, repentinamente, sobre a qual ainda não existam dados tabulados, em determinado local e que acomete um grupo de pessoas que precisam de atendimento rápido e eficaz. Trata-se de uma verificação que permite observar se existem fatores de risco, aos quais determinado grupo de pessoas, em uma região específica, como por exemplo um problema de saúde que precisa ser investigado. Neste sentido, será necessária a definição de um perfil da população afetada, considerando-se aspectos como as características pessoais (sexo, idade, raça, classe social), localização geográfica (hospital, bairro, cidade, país), e período de tempo em que o mesmo ocorre (LIMA-COSTA e BARRETO, 2003).
  Um Estudo Observacional Descritivo costuma ser utilizado ainda como fonte de pesquisas de incidência, para as quais podem ser tabulados dados regionais sobre determinado grupo da população de uma região, dados esses que sejam desconhecidos dos órgãos de saúde, cujos resultados permitirão a elaboração de estatísticas, que poderão apresentar uma infinidade de dados, entre eles: os índices de natalidade ou mortalidade, a incidência de doenças graves, como as cardíacas, entre outras, e ainda, as necessidades de determinada população, quanto aos serviços médicos disponíveis, número de leitos, etc (ARAGÃO, 2011).
  Segundo a classificação de Sarraf, Miranda e Besteiro (2015), os Estudos Observacionais Descritivos estão subdivididos em três categorias, são elas: o Relato de caso e série de casos, os Estudos seccionais ou de prevalência, e os Estudos ecológicos ou populacionais, a serem detalhados nos próximos artigos. 

  Até lá!

Regina Del Buono

abntouvancovuer@gmail.com



REFERÊNCIAS
ARAGÃO, Júlio. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista Práxis ano III, n. 6, p. 59-62, ago-2011. Disponível em: [http://web.unifoa.edu.br/praxis/ojs/index.php/praxis/article/view/35/28]; acesso em 07 fev 2016.

CARVALHO, Eduardo Rebouças; ROCHA, Hermano Alexandre Lima. Estudos Epidemiológicos. 2008. Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará. Disponível em: [http://www.epidemio.ufc.br/files/05estudosepidemiologicos.pdf]; acesso em 06 fev 2016.

LIMA-COSTA, Maria Fernanda; BARRETO, Sandhi Maria. Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento. Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol. 12, n.4, p.189-201, 2003. Disponível em: [http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v12n4/v12n4a03.pdf]; acesso em 05 março 2016.

SARRAF, Jonathan Souza; MIRANDA, Henrique da Costa; BESTEIRO, Alana Valéria Matos; SILVA, Luiz Carlos Costa; SARQUIS, Sotero Netto. Guia de delineamento de estudos: Como delinear estudos na área da saúde. Belém- PA, Oncológica Brasil - Ensino e Pesquisa, 1. ed. 2015. Disponível em: 

0 comentários:

Postar um comentário