domingo, 26 de março de 2017

Como transformar e publicar um artigo científico a partir de uma monografia?

   Bom dia! É comum que os acadêmicos, a partir da graduação, transformem suas monografias em artigos científicos, com o objetivo de realizar publicações em veículos técnicos especializados em sua área de atuação, permitindo assim, uma valorização de seu currículo profissional. A este respeito, eu publiquei em 15 de fevereiro de 2015, um artigo intitulado “Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/como-fazer-um-artigo-cientifico-partir.html]. Nesta data, abordarei novamente este tema, em atenção à Luna Pires. A pergunta dela foi: ...
Olá, boa noite. Terminei minha graduação em Psicologia a pelo menos um ano e meio e agora gostaria de transformar minha monografia num artigo, para assim poder publicar. Como não estou na mais na faculdade, é necessário que eu seja avaliada por algum professor? 
   
 Bem, uma vez que uma monografia já tenha sido aprovada pela banca avaliadora/universidade, para viabilizar a publicação de um artigo com base nesse mesmo tema/texto, é preciso que o aluno(a)/pesquisador(a) identifique o periódico eletrônico de seu interesse, e obtenha as regras a serem seguidas para tal publicação.
 Caso a monografia já tenha sido convertida em artigo científico, o(a) acadêmico(a) deverá atentar para eventuais ajustes que sejam exigidos no periódico em questão, antes de submetê-lo, evitando assim que seja recusado.
  É importante destacar que a submissão de um artigo deve ser precedida de uma inscrição prévia, observando-se ainda os prazos e etapas definidas pelo periódico em questão.
   Boa semana.
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com
skype: abntouvancouver2012

2 comentários:

  1. Muito interessante esse artigo e também os demais, também adorei sua explicação por email sanou muitas de minhas dúvidas, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandro Chaves, é sempre bom poder colaborar de alguma forma para clarear as dúvidas existentes. Um abraço!

      Excluir