domingo, 17 de junho de 2018

A pesquisa de campo e o número ideal de entrevistas a realizar

   Bom dia! Ao optar por desenvolver uma pesquisa de campo, a questão das entrevistas é tão importante quanto a fundamentação teórica, sendo que, nesta perspectiva, é comum surgirem algumas dúvidas sobre o número de entrevistas a realizar. Este é um artigo de opinião. Em continuidade às respostas aos comentários e dúvidas recebidas e não respondidas a tempo, pelo que eu, mais uma vez, peço desculpas, hoje voltamos a falar sobre a Pesquisa de Campo e as entrevistas a ela inerentes. Em 20 de outubro de 2016, recebi da Vivi a seguinte pergunta: ...
“[...] Vou fazer entrevistas para meu tcc e gostaria de saber quantas entrevistas devo fazer?”
  Bem, até onde eu sei, não existe uma regra sobre um número ideal de entrevistas a serem realizadas para a composição de uma Pesquisa de Campo. Na prática, o ideal é que o acadêmico/pesquisador elabore um roteiro de perguntas que permita corroborar a sua investigação, isto é, que as situações que ocorrem in loco possam ir ou não de encontro ao que foi demonstrado ao longo de todos os conceitos e teóricos que permitiram a fundamentação teórica de seu texto.
  Porém, para que isto seja possível, será preciso identificar possíveis voluntários dispostos a colaborar com tal estudo.
  Existe ainda um outro aspecto relevante, que consiste na possibilidade de comparação entre as respostas obtidas de dois ou mais respondentes, respostas essas que, por sua vez, deverão ser associadas aos conceitos apresentados nos capítulos teóricos do estudo acadêmico em desenvolvimento.
  Dito de outra forma, o número mínimo ideal de entrevistas para uma pesquisa de campo seria dois, se for possível.
  Em oportunidades anteriores eu já recebi textos acadêmico-científicos para revisão dos quais constaram apenas um entrevistado, trabalho acadêmico bem aceito pelo orientador que acompanhou todo o processo de escrita.
  Equivale a dizer que esta questão, do número de entrevistas/respondentes de uma pesquisa de campo depende, parcialmente, do direcionamento de tal estudo, por parte do universitário e de seu (sua) orientador(a).
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

0 comentários:

Postar um comentário