domingo, 24 de junho de 2018

O uso de expressões e suas siglas no texto científico = NBR 14724/2011

   Bom dia! É comum que os textos científicos apresentem nomes de locais e instituições, e/ou eventos seguidos das siglas que os representam. Inúmeros são os exemplos deste tipo de situação, como é o caso da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este é um artigo bibliográfico. ...
   O emprego das siglas ao longo do texto acadêmico-científico foi normatizado pela NBR 14724, constante de sua última atualização, feita em 2011, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  A referida NBR 14724/2011 traz, em sua página 11, a seguinte definição: “a sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo”, como se pode observar nas menções acima, referentes à OMS como à ABNT.
   Em complemento a esta regra, eu diria que, de acordo com as apostilas de metodologia científica das diferentes universidades brasileiras, é comum que a partir da primeira menção ao nome completo de determinada instituição/evento e sigla correspondente, que seja empregada apenas a sigla ao longo do texto.
   Bons estudos.
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 14724 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. 2011. 

0 comentários:

Postar um comentário