domingo, 10 de maio de 2020

Dia das mães 2020

Dia das mães é todo dia, o ano inteiro, a vida toda. Mas este é bem diferente. 
Não dos outros 364 dias do ano... mas dos últimos 150 dias, aproximadamente, quando o mundo todo está tendo que rever seu olhar sobre a vida humana , sobre a sua importância e sobre como preservá-la.

Tempos de pandemia Covid 19... Ah, que surpresa tão grandemente inesperada e apavorante...

Neste dia das Mães 2020, abramos mão dos presentes comerciais e do almoço na casa da mãe, porque ao invés das reuniões, dos abraços apertados e dos muitos beijos, do vozerio e das gargalhadas altas... 

trazemos nossos corações cheios de saudades de cada perto/longe que temos tido nas redes sociais, ao som das nossas vozes bradando "#ficaemcasa", "cuidado", "eu te amo",... e tantas outras palavras que surgem em nossas mentes ao querermos transformar em frases a imensidão de sentimentos que nutrimos uns pelos outros, mas que nem sempre dizemos, quer sendo filhos, mães, irmãs/irmãos, pais, amigos...

Para este dia das Mães 2020, deixo meus votos de esperança, autocuidado e de muitos cuidados com os seus, para que tenhamos muita força interior e que rezemos unidos por toda a humanidade, contemplando esta linda homenagem escrita às mamães, autoria de Bruna Estrela, responsável pelo site "A soma de todos os afetos".

"Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. 
Mãe fica. ...
Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. 
Uma parte sempre fica.

Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.

Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, prá brincar com a cria. 
Fica espremida no canto da cama de madrugada prá se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, prá não perder mais tempo cozinhando.

É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe. Na presença inteira. No olhar atento.

Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora. Quando as certezas se desfazem. 
Mãe fica.

Mãe é a teimosia do amor, que insiste em permanecer e ocupar todos os cantos. 
É caminho de cura.

Nada jamais será mais transformador do que amar um filho. E nada jamais será mais fortalecedor que ser amado por uma mãe.

É porque a mãe fica, que o filho vai. E no filho que vai, sempre fica um pouco da mãe: em um jeito peculiar de dobrar as roupas. Na mania de empilhar a louça só do lado esquerdo da pia. No hábito de sempre avisar que está entrando no banho. Na compaixão pelos outros. No olhar sensível. Na força prá lutar.

No coração do filho, mãe fica". 

4 comentários:

  1. Linda Mensagem para o Dia das Mães.
    Parabéns a ti também! Saiba que este dia especial, são todos os dias.

    Felicidades, saúde e PAZ
    Feliz Dias das Mamães e uma semana repleta de muita ALEGRIA

    ResponderExcluir
  2. No coração do filho, mãe fica.

    ResponderExcluir