domingo, 17 de maio de 2020

A escolha do tema e problema para um TCC/monografia de graduação as regras das universidades

   Bom dia! A produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)/ Monografia na graduação é sempre um momento marcante na vida dos(as) universitários(as), porque implica em finalizar o curso com aprovação. Neste sentido, a escolha do tema e problema são fundamentais para ter assertividade. 
   Este é um artigo de opinião, baseado em minhas práticas diárias e observação sobre as diferentes situações apresentadas por meus(minhas) alunos(as) cujos textos recebo para revisão/orientação particular. Publiquei aqui diversos artigos a este respeito, entre eles, aquele datado de 18 de abril de 2012, intitulado “Como escolher o tema da monografia: 1ª. Providência”, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/como-escolher-o-tema-da-monografia-1a.html]. A lista completa de meus posts sobre como conceber e dar início ao seu TCC/monografia, especialmente no que se refere à escolha do tema, problema e hipótese consta ao final desta postagem, sugiro que leia(m), porque vale mesmo a pena conferir...
   É fato que a escolha do tema a desenvolver em uma monografia/TCC de graduação é muito relevante. O(a) aluno(a) deve atentar para o manual de metodologia científica de sua universidade, para compreender e seguir os passos nele descritos.
   Feito isto, minha sugestão objetiva é que, ao escolher o tema e o problema a investigar, que o(a) universitário(a) que faça anotações sobre as exigências/pontos mais importantes, e na sequência, que CONVERSE com seu(sua) orientador(a), evitando dedicar tempo e energia a determinado assunto que não seria aceito pelo(a) orientador(a)/universidade.
   Recentemente eu recebi uma monografia para revisão, que esbarrou justamente nesta questão, isto é, tema/problema e situação observada pelo acadêmico eram totalmente pertinentes para ser utilizado como tema de um TCC/monografia de graduação, pecando apenas pelo fato de focar em segmento de atuação não permitido pela universidade, além de mencionar determinada cidade e assunto, conjunto que despertou profunda atenção do aluno, mas rejeitado por inteiro pela universidade.
   Esta escolha, embora comum aos padrões das diferentes universidades brasileiras, isto é, identificar dentro da empresa onde se trabalha, determinado assunto/problema e a partir dessa escolha, poder desenvolver um TCC, só que, no caso específico, não foi aceito.
  Veja(m), estou destacando que o(a) aluno(a)/redator(a) deve estar alinhado com seu(sua) orientador(a), de forma que o tema a ser desenvolvido seja do interesse de ambos, permitindo que seu entrosamento resulte na aprovação desse TCC/monografia.
  Sem ter o intuito de criticar a escolha desse aluno, ou seja, o despertamento do interesse desse aluno por circunstâncias em seu âmbito laboral, até porque isto é muito comum, e via de regra, muito bem aceito, devo destacar que não se pode apenas observar determinada situação/problema e escrever a respeito, sem que seja feita uma fundamentação teórica consistente, ou seja, para cada tema e problema identificado, é preciso que seja feito um levantamento bibliográfico, para que tema/problema/argumentação sejam aceitos dentro da academia, enquanto texto científico. Além disso, sem a argumentação/comprovação de teorias que sustentem a solução de determinado problema, nenhum texto pode ser considerado "científico". 
 Neste sentido, sugiro que leia(m) em outro artigo, intitulado “Como fazer o levantamento de autores para a bibliografia de sua monografia?”, publicado em 19 de agosto de 2012, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/bibliografia-ou-referencias-importancia.html].
  Diante dessa situação, evidencia-se uma entre as várias dificuldades que surgem para inúmeros universitários que tomam contato com as regras e condições para desenvolver um texto dentro da metodologia científica, caso não estejam devidamente orientados.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012
Referências

DEL-BUONO, Regina C. “Como escolher o tema da Monografia: 1a. Providência”. Artigo publicado em 18 abr 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/como-escolher-o-tema-da-monografia-1a.html].

__________, "Como escolher o tema da monografia: 2ª providência". Artigo publicado em 24 abr 2012. Disponível em? [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/como-escolher-o-tema-da-monografia-2a.html


__________, "A importância da disciplina de Metodologia Científica: para que serve?" Artigo publicado em 26 abr 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/metodologia-cientifica-para-que-serve.html


__________, "A Metodologia do Trabalho Científico e as Normas da ABNT". Artigo publicado em 27 abr 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/metodologia-cientifica-abnt.html].


__________, "Importância do Projeto de Pesquisa para TCCs: é obrigatório?" Artigo publicado em 01 mai 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/05/projeto-de-pesquisa-e-obrigatorio.html].


__________, "A Estrutura de sua Monografia: ABNT ou Vancouver". Artigo publicado em 07 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/estrutura-de-sua-monografia-tcc-abnt-ou.html].


__________, "Como evitar o plágio em sua monografia?" Artigo publicado em 09 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/como-evitar-o-plagio-em-sua-monografia.html].


__________, "As normas da ABNT para Monografias e TCCs (textos acadêmico-científicos)". Artigo publicado em 11 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/abnt-e-as-nbrs-para-monografias-e-tccs.html].


__________, "As NBRs e as Monografias segundo a ABNT". Artigo publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html].


__________, "Como fazer o Levantamento de Autores para a Bibliografia de sua Monografia?" Artigo publicado em 19 ago 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/08/bibliografia-ou-referencias-importancia.html].


__________. "Como fazer uma Monografia - Délcio Vieira Salomon". Artigo publicado em 05 jan 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/delcio-salomon-como-fazer-uma-monografia.html].


__________. "A importância da Fundamentação Teórica em uma Monografia". Artigo publicado em 09 fev 2014. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/02/a-importancia-da-fundamentacao-teorica.html].

0 comentários:

Postar um comentário