domingo, 31 de maio de 2020

Citar ou não as fontes na introdução da Monografia/TCC?

 Bom dia! Este artigo de opinião/bibliográfico, versa sobre a Introdução da Monografia/TCC. Recentemente recebi uma monografia de graduação para revisão, cuja orientação ao acadêmico foi a de “escrever a introdução sem citações diretas ou indiretas (paráfrase), mas de forma mais “pessoal”. Grande equívoco da universidade. Em 19 de janeiro de 2014, publiquei um primeiro artigo intitulado “Como fazer a Introdução do TCC ou da Monografia?”, disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html], e deixo uma lista completa dos artigos sobre a introdução da monografia, ao final deste post.
    Se partirmos do princípio de que um texto científico tem a premissa de apresentar uma argumentação com base em autores especializados no assunto em desenvolvimento, assim como no empirismo, esta orientação é, no mínimo, muito pessoal por parte desse orientador.   ...
    A escrita científica, tema de outro artigo meu, intitulado "Como elaborar um texto de acordo com a redação científica", publicado em 04 de março de 2018 e disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/03/como-elaborar-um-texto-de-acordo-com.html], denota a principal característica do texto científico.
   Em outras palavras, a redação científica consiste em desenvolver determinado tema com base em autores especializados no assunto escolhido, os quais devem ser mencionados ao longo desse texto. O cientificismo de determinado texto se dá, justamente, a partir da menção às obras/autores que já pesquisaram tal assunto, e seu encadeamento umas às outras, ainda que se oponham, o que, além de reforçar a argumentação teórica exigida nessa monografia/TCC, ensina aos graduandos a forma correta de pesquisar, analisar e escrever sobre o que for.
   Assim, chegado o momento da elaboração de uma monografia/TCC, os(as) alunos(as) universitários(as) devem ter clara a importância de registrar em seu texto, cada uma das fontes consultadas, já que, ao longo da escrita de uma monografia/TCC, todas as informações, conceitos e teorias apresentadas devem ser feitas com base na menção específica a cada autor(a) analisado(a).
   Dito de outra forma, não existem ideias a serem escritas a partir de um estilo “mais pessoal” dentro de uma monografia/TCC, com exceção da conclusão, na qual o(a) universitário(a) poderá emitir suas impressões sobre toda a bibliografia analisada, explicitando ainda se essas teorias ofereceram as respostas ao problema e objetivos propostos.  
  Por óbvio que os universitários vinculados às diferentes universidades/cursos devam seguir as regras definidas para seus cursos/universidades/orientadores, é preciso que tenham claras as nuances da escrita científica, sendo este o sentido que estes artigos são desenvolvidos/publicados.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Skype: abntouvancouver2012

Referências

DEL-BUONO, Regina C. A NBR 14724/2011 e o “formato” ou configuração de Monografias e TCCs. Artigo publicado em 18 mar 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/03/a-nbr-147242011-e-o-formato-ou_18.html].

__________, A NBR 14724/2011 e a “Estrutura” do texto para a apresentação dos Trabalhos Acadêmicos. Artigo publicado em 18 fev 2018. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2018/02/a-nbr-147242011-e-apresentacao-dos.html].

__________, Dúvidas sobre como elaborar a introdução de uma monografia. Artigo publicado em 26 fev 2017. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2017/02/duvidas-sobre-como-elaborar-introducao.html]

__________, Como fazer a Introdução de textos acadêmico-científicos como a Monografia? Artigo publicado em 03 de janeiro de 2016. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/01/como-fazer-introducao-de-textos.html].

__________, Como redigir a introdução de uma monografia? Artigo publicado em 29 nov 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/11/como-redigir-introducao-de-uma.html]

__________, Como elaborar a Introdução do TCC? Artigo publicado em 11 de janeiro de 2015. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html].

__________, As NBRs e as Monografias segundo a ABNT. Artigo publicado em 12 jun 2012. Disponível em: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/06/nbrs-e-as-monografias-pela-abnt.html]. 

0 comentários:

Postar um comentário