domingo, 15 de abril de 2012

ABNT x VANCOUVER e a Iniciação Científica

Boa tarde!
  Hoje eu vou escrever sobre as exigências e detalhes que envolvem a produção dos trabalhos acadêmicos. A partir de 2001, e, com a finalidade de incentivar os alunos universitários à Iniciação Científica, a legislação brasileira instituiu que, ao chegar no final de seu curso, os acadêmicos passariam a ser exigidos em duas obrigações parciais: realizar todas as provas exigidas pelo currículo de seu curso, e ainda, elaborar e apresentar à banca examinadora estabelecida por sua universidade, o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, também denominado por Monografia, como exigência parcial para obtenção de seu certificado de graduação.
  Esta exigência foi regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96, em seu Capitulo IV - Da Educação Superior, concedendo autonomia às universidades brasileiras, para a elaboração de metodologia própria, no que se refere à exigência de apresentação de TCC e Estágio Supervisionado, a saber:   
    "Artigo 53 - Inciso III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão".
    O trabalho acadêmico-científico deverá contar com alguns aspectos importantes, que são:
1. comunicação escrita do universitário, já que deverá seguir a norma culta da Língua Portuguesa, no que se refere à ortografia, gramática, coesão, coerência, contextualização dos assuntos e sub-assuntos, clareza de ideias e objetividade, além de um vocabulário mais apurado; 
2. habilidades com leitura, observação, interpretação de textos, e capacidade de argumentação;
3. desenvoltura na produção de textos próprios, embasados nas teorias e conceitos pesquisados; 
4. preocupação com o texto desenvolvido, que deverá ser claro, objetivo, leve e coerente, oferecendo consistência e coesão entre as ideias defendidas;
5. seguir as regras específicas sobre textos acadêmicos, estabelecidas pela A.B.N.T.

   Vamos lá, pessoal, mãos à obra! 

Regina Del Buono 



Referências:
Artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96; Disponível em:
[http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2698823/art-53-da-lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96]; acesso em 15 Abr 2012.
Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: [http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96]; acesso em 15 Abr 2012.

0 comentários:

Postar um comentário