quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como escolher o tema da Monografia: 1a. Providência

Olá !
   Ao chegar o momento de iniciar o TCC, o acadêmico deve preocupar-se especialmente com várias providências a tomar, seja qual for a metodologia a seguir: ABNT ou Vancouver. A 1a. providência refere-se à escolha do tema de sua monografia, tarefa simples para muitos, mas difícil para outros.

 Vários alunos escolhem escrever sobre determinado tema relacionado às situações assertivas adotadas pela empresa onde trabalham, ou então, estratégias das quais discorda, sobre as quais ele decide compreender melhor, o que poderá ser feito através de sua pesquisa, ocasionando a ampliação de seus conhecimentos.
  Esta estratégia costuma ser bem aceita pelos orientadores atualmente, sendo permitido por inúmeras universidades que o aluno possa, além do tema escolhido, que utilize a empresa e situação em questão para compor um Estudo de Caso, enriquecendo ainda mais sua monografia.
  Por outro lado, existem acadêmicos que encontram certa dificuldade para escolher o tema a desenvolver.
  Uma solução bastante simples e importante seria o estudante conversar abertamente com seu orientador, pedindo a ele sugestões sobre tema e assuntos a abordar, opção que costuma dar bons resultados, afinal, é razoável que ambos tenham interesse pelo assunto sobre o qual trabalhar ao longo do período de elaboração da monografia.
   Até mais!

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário