domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa.. Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian, e Tozoni-Reis

Bom dia!
   Ao definir o tema sobre o qual irá discorrer, o acadêmico terá ainda que ter claro o tipo de metodologia que será utilizada para a elaboração de seu texto: se Pesquisa Quantitativa ou Qualitativa, ou de outra forma, se pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. 
  Hoje vamos falar sobre a Pesquisa Bibliográfica e suas principais características: seu caráter descritivo e sua técnica quantitativa. 
  Uma pesquisa bibliográfica consiste em ser também descritiva, podendo ser definida como aquela que "observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los" (JARDILINO, ROSSI, SANTOS, 2000). 
  A  pesquisa bibliográfica implica em que os dados e informações necessárias sejam obtidos  a partir do levantamento de autores especializados através de livros, artigos científicos e revistas especializadas, entre outras fontes. 
  "A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos" (CERVO e BERVIAN, 1996). 
  Em outras palavras, quando os dados coletados são oriundos da "própria bibliografia", significa que a técnica utilizada para elaboração do tema em desenvolvimento é a pesquisa qualitativa (TOZONI-REIS, 2009).
  Caso você ainda tenha dúvidas sobre este assunto, escreva para mim, eu responderei tão logo possível.
  Super abraço e até mais!
Regina Del Buono

Referências: 
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4.ed.; São Paulo: Makron Books, 1996.

JARDILINO, José Rubens, ROSSI, Gisele, SANTOS, Gérson Tenório. Orientações    Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000,   (p.35-39 e p.48-49).

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2.ed.; Curitiba: IESDE BRASIL, 2009. 
    

6 comentários:

  1. Pesquisa bibliografica qualitativa ou quantitativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Regina, boa tarde! Sim, a pesquisa bibliográfica é classificada como qualitativa. Na verdade, foi um equívoco da minha parte, peço desculpas por isto. Ademais, desculpe-me pela demora nesta resposta, é que nem sempre recebo o aviso do Blogger sobre novos comentários, o que dificulta a localização de todos os que entram e a demora ou ausência em respostas. Receba o meu abraço!

      Excluir
  2. estou fazendo um trabalho pelo que qual segue a técnica bibliográfica, assim posso dizer que meu trabalho é qualitativo, pois estamos apenas trazendo os benefícios do T&D para as organizações e como isso pode aumentar a competitividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Élen Fernanda, sim, sua pesquisa bibliográfica também pode ser classificada como qualitativa, já que não existe interferência nos conteúdos localizados. Um abraço!

      Excluir
  3. Ficou claro, gostei de brevidade e precisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, José, eu fico contente em poder colaborar para sua melhor compreensão, e agradeço pelas palavras deixadas aqui. Se precisar de revisão, não hesite, escreva para mim. Abraços!

      Excluir