domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa.. Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian, e Tozoni-Reis

Bom dia!
   Ao definir o tema sobre o qual irá discorrer, o acadêmico terá ainda que ter claro o tipo de metodologia que será utilizada para a elaboração de seu texto: se Pesquisa Quantitativa ou Qualitativa, ou de outra forma, se pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. 
  Hoje vamos falar sobre a Pesquisa Bibliográfica e suas principais características: seu caráter descritivo e sua técnica quantitativa. 
  Uma pesquisa bibliográfica consiste em ser também descritiva, podendo ser definida como aquela que "observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los" (JARDILINO, ROSSI, SANTOS, 2000). 
  A  pesquisa bibliográfica implica em que os dados e informações necessárias sejam obtidos  a partir do levantamento de autores especializados através de livros, artigos científicos e revistas especializadas, entre outras fontes. 
  "A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos" (CERVO e BERVIAN, 1996). 
  Em outras palavras, quando os dados coletados são oriundos da "própria bibliografia", significa que a técnica utilizada para elaboração do tema em desenvolvimento é a pesquisa quantitativa (TOZONI-REIS, 2009).
  Caso você ainda tenha dúvidas sobre este assunto, escreva para mim, eu responderei tão logo possível.
  Super abraço e até mais!
Regina Del Buono

Referências: 
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4.ed.; São Paulo: Makron Books, 1996.

JARDILINO, José Rubens, ROSSI, Gisele, SANTOS, Gérson Tenório. Orientações    Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000,   (p.35-39 e p.48-49).

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2.ed.; Curitiba: IESDE BRASIL, 2009. 
    

0 comentários:

Postar um comentário