domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa.. Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian, e Tozoni-Reis

Bom dia!
   Ao definir o tema sobre o qual irá discorrer, o acadêmico terá ainda que ter claro o tipo de metodologia que será utilizada para a elaboração de seu texto: se Pesquisa Quantitativa ou Qualitativa, ou seja, se pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo. 
  Hoje vamos falar sobre a Pesquisa Bibliográfica ou Quantitativa e suas principais características, entre elas, seu caráter descritivo.  
  Uma pesquisa bibliográfica consiste em ser também descritiva, podendo ser definida como aquela que "observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los" (JARDILINO, ROSSI, SANTOS, 2000). 
  A  pesquisa bibliográfica implica em que os dados e informações necessárias sejam obtidos  a partir do levantamento de autores especializados através de livros, artigos científicos e revistas especializadas, entre outras fontes. 
  "A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos" (CERVO e BERVIAN, 1996). 
  Em outras palavras, quando os dados coletados são oriundos da "própria bibliografia", significa que a técnica utilizada para elaboração do tema em desenvolvimento é a pesquisa quantitativa (TOZONI-REIS, 2009).
  Caso você ainda tenha dúvidas sobre este assunto, escreva para mim, eu responderei tão logo possível.
  Super abraço e até mais!
Regina Del Buono

Referências: 
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4.ed.; São Paulo: Makron Books, 1996.
JARDILINO, José Rubens, ROSSI, Gisele, SANTOS, Gérson Tenório. Orientações    Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000,   (p.35-39 e p.48-49).
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de Pesquisa. 2.ed.; Curitiba: IESDE BRASIL, 2009.

8 comentários:

  1. Pesquisa bibliografica qualitativa ou quantitativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Regina, boa tarde! Sim, a pesquisa bibliográfica é classificada como qualitativa. Na verdade, foi um equívoco da minha parte, peço desculpas por isto. Ademais, desculpe-me pela demora nesta resposta, é que nem sempre recebo o aviso do Blogger sobre novos comentários, o que dificulta a localização de todos os que entram e a demora ou ausência em respostas. Receba o meu abraço!

      Excluir
  2. estou fazendo um trabalho pelo que qual segue a técnica bibliográfica, assim posso dizer que meu trabalho é qualitativo, pois estamos apenas trazendo os benefícios do T&D para as organizações e como isso pode aumentar a competitividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Élen Fernanda, sim, sua pesquisa bibliográfica também pode ser classificada como qualitativa, já que não existe interferência nos conteúdos localizados. Um abraço!

      Excluir
    2. O que seria essas inferências? Estou escrevendo baseada em uma pesquisa bibliográfica e coloquei como qualitativa, mas teria que observar algo mais?

      Excluir
  3. Ficou claro, gostei de brevidade e precisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, José, eu fico contente em poder colaborar para sua melhor compreensão, e agradeço pelas palavras deixadas aqui. Se precisar de revisão, não hesite, escreva para mim. Abraços!

      Excluir
  4. fale um pouco sobre a pesquisa qualitativa

    ResponderExcluir