domingo, 17 de fevereiro de 2013

Monografias de Pós-Graduação segundo as Normas da ABNT

   Boa tarde!
  Ao término de sua Pós-Graduação, considerado no Brasil, curso de especialização profissional, o acadêmico deverá produzir seu TCC (ou monografia). 
  A partir da pós-graduação, o estudante deve estar consciente de que será bem mais exigido por seu orientador, ao invés das muitas dicas recebidas no curso de graduação para elaborar a monografia, afinal, esse novo curso é destinado ao aprofundamento de seus saberes técnicos, que deverão ser aplicados em sua área de atuação, e para tanto, o especializando deverá ser mais pró-ativo, em sua busca pessoal pelos novos saberes necessários.
 Embora deva seguir a [Metodologia Científica: para que serve?"ao pé da letra", seja ela ABNT ou VANCOUVER, e, de acordo com o tema escolhido, o estudante deverá desenvolver seu texto com todo o embasamento teórico possível, cuidando ainda dos detalhes específicos, quanto à [Estrutura de Sua monografia (TCC): ABNT ou VANCOUVER], no que tange à formatação do texto, elementos que deverão compor o trabalho como um todo, sobre como referir os autores e ter um cuidado apurado com as Referências, no que tange à ABNT: Como evitar o plágio em sua Monografia
 Todos esses detalhes foram descritos em meus artigos anteriores, podendo ser conferidos, por exemplo, em: [Pré-Texto, Texto e Pós-Texto: ABNT para Monografias e TCCs].
 Entretanto, cabe ressaltar que, além do rigor da Metodologia ABNT: 9 Regras Básicas para Formatar Sua Monografia, o pós-graduando deverá demonstrar que analisou os autores selecionados e expor sua análise pessoal. 
 Caso essa monografia seja elaborada pela técnica da pesquisa de campo, as críticas expostas pelo especializando deverão estar baseadas tanto nos autores analisados, quanto nos dados e resultados obtidos, os quais devem colaborar para que esse aluno demonstre seu posicionamento a respeito do tema em questão. 
 É importante que o acadêmico demonstre sua capacidade crítica a respeito do tema escolhido, demonstrando sua ótica - antes e depois - de pesquisar e escrever sobre o mesmo. 
 Se você ainda tiver dúvidas sobre os assuntos abordados neste artigo, escreva prá mim, e eu retornarei tão logo possível.
     Boa sorte e até mais!
Regina Del Buono

Artigos relacionados a este: 
26 Abr 2012 - Metodologia Científica: para que serve? [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/metodologia-cientifica-para-que-serve.html]
07 Jun 2012 - Estrutura de sua Monografia (TCC): ABNT ou VANCOUVER? 
13 Jun 2012 - Pré-texto, Texto e Pós-Texto:ABNT para Monografias e TCCS
06 Ago 2012 - Normas e Metodologia Científica para ABNT: 9 regras básicas para formatar sua monografia

0 comentários:

Postar um comentário