Olá!

É com grande satisfação que eu inauguro este blog, para publicar artigos semanais sobre Metodologia Científica, contendo dicas objetivas sobre como idealizar, pesquisar e elaborar seu texto, seja um artigo científico, monografia, tcc ou tese de mestrado.

Todos os conteúdos publicados são fonte de estudos e pesquisas constantes, e da observação sobre as práticas metodológicas das diferentes universidades do país.

Desta forma, são oferecidos aqui, tanto para alunos universitários quanto para empresas, os seguintes serviços: 1. formatação de textos segundo as normas da A.B.N.T., APA ou VANCOUVER; 2. adequação à norma culta da Língua Portuguesa; 3. copidesque (reorganização do conteúdo, quando necessário); 4. análise personalizada de sua monografia; 5. orientação particular; 6. tradução de textos (inglês/português).

Caso você tenha dúvidas específicas, por favor, escreva para o meu email, facilitando a resposta.

Os valores sugeridos para os préstimos mencionados poderão ser consultados na guia Como Contratar, enquanto os contatos poderão ser feitos pelos seguintes endereços:

email: abntouvancouver@gmail.com

Skype: abntouvancouver2012.

Twitter: @abntouvancouver

Eu agradeço por sua visita, espero que receba meu abraço fraterno.

domingo, 31 de março de 2013

Artigos Científicos segundo VANCOUVER

         Bom dia!
     A elaboração de Artigos Científicos segundo a Metodologia VANCOUVER costuma ser exigida dos acadêmicos nos cursos da Área de Saúde (Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, entre outros). É comum que as monografias de graduação dessas áreas também sejam baseadas em VANCOUVER; entretanto, a partir dos cursos de pós-graduação e níveis acima deste, é comum que seja utilizada a Metodologia ABNT.
     Muitos acadêmicos confundem o uso de rodapé de página para trabalhos de graduação, pós-graduação e até mesmo trabalhos de mestrado, com o método VANCOUVER, devido ao emprego da numeração dos autores dentro do texto, ao invés do sistema (AUTOR, data), comum na ABNT. 
   É preciso estar atento a isto, sendo fundamental que o graduando (especializando) confirme com seu orientador (ou no portal de sua universidade) qual a metodologia a seguir, logo no início da elaboração de seu trabalho. 
  A Metodologia VANCOUVER¹ apresenta algumas  características específicas, que consistem em:
1. ser um texto curto, de 30 páginas, incluindo o pré-texto (apresentação do aluno, universidade, tema);
2. não utilizar citações diretas, ou seja, deve ser redigido com base na paráfrase²;
3. os autores consultados (fontes) devem ser mencionados dentro do texto em ordem numérica, assim como nas Referências, em ordem sequencial, ao invés de alfabética); 
4. o uso de rodapés deve ser utilizado sempre, para explicações adicionais (evitando poluir o texto), mas não para referir autores;
5. as fontes de pesquisa (autores) costumam ser solicitadas na seguinte proporção: 70% de materiais eletrônicos (artigos científicos e revistas especializadas, textos de outros acadêmicos), e 30% de literatura impressa (livros e demais publicações, em português ou outros idiomas).
6. no caso dos cursos da Área de Saúde, é fundamental que sejam realizadas as buscas por materiais de interesse nos sites especializados³. 

   Vale a pena conferir. 
Regina Del Buono
www.abntouvancouver.com.br
email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012


1 Metodologia VANCOUVER para Monografias
http://www.abntouvancouver.com.br/2012/07/metodologia-vancouver-para-monografias.html;
2 Parafrasear, o que é? 
http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/parafrasear-o-que-e-03-mar-2013.html;
3 Sites Especializados: 
   BVS : Biblioteca Virtual em Saúde, composta por várias organizações, que são: 
           BIREME / OPAS / OMS: Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde;
           BIREME: Biblioteca Virtual em Saúde;
           COCHRANE: "Coleção Virtual de fontes (em inglês) de informações de boa evidência em atenção à  saúde". Disponível em: http://www.centrocochranedobrasil.org.br/colaboracao.html;
           OPAS : Organização Panamericana da Saúde;
           OMS  : Organização Mundial de Saúde; 
           Disponível em:http://regional.bvsalud.org/bvs/bireme/;
           SciELO : Scientific Electronic Library Online - FAPESP CNPq BIREME/OPAS/OMS FapUnifesp
           Disponível em:http://www.scielo.org/php/index.php;
           LILACS : Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde ("contém documentos técnico-científicos publicados na América Latina e no Caribe apartir do ano de 1982)". 


0 comentários:

Postar um comentário

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.
Regina Del Buono. Tecnologia do Blogger.