domingo, 17 de março de 2013

A Pesquisa Ação, Pesquisa de Campo ou Pesquisa Qualitativa

     Olá!
   A principal característica da Pesquisa Qualitativa (ou Pesquisa Ação) é a fonte de onde são obtidas as informações sobre determinado assunto, cujo levantamento é feito diretamente em "Campo". Trata-se da coleta de dados da situação real, que serão analisados e transformados de forma quantitativa. 
 Para Jardilino, Rossi e Santos (2000), pode-se entender a pesquisa qualitativa como "método ou técnica de pesquisa na etapa de coleta de dados que tem por função levantar informações sobre a realidade ou o contexto investigado". 
  Equivale a dizermos que a verificação da realidade é que dará o embasamento para os dados que serão analisados a partir dos contextos reais do tema em questão.
 Dessa forma, uma monografia que tenha como base uma Pesquisa de Campo, obrigatoriamente, será classificada como Pesquisa Qualitativa, cujo método específico é o indutivo.
  Entretanto, não podemos esquecer que, mesmo para elaborar um TCC com base em dados coletados diretamente onde se passa determinada situação, o texto deverá contar sempre com o levantamento bibliográfico, para conferir-lhe o cunho "científico", ou de outra forma, para que seja elaborada a fundamentação teórica tão importante ao texto acadêmico. 
 Ainda segundo Jardilino et. al.,enquanto "o método quantitativo se preocupa com os traços individuais, com as relações causais, ou seja, com os "porquês" da ocorrência do fenômeno, o foco da pesquisa qualitativa está nas experiências individuais, no senso comum, com o "como" acontece o fato". 
  Em outras palavras, é o próprio método indutivo, partindo das informações obtidas "in loco" ou, na vivência diária investigada, a partir de questionário impresso ou de entrevista realizada pessoalmente, cujos dados deverão ser analisados e observados sob a ótica da teoria. 
  Para que a Pesquisa de Campo seja realizada, são possíveis 3 situações: a observação dos fatos, a elaboração/distribuição de questionários a serem preenchidos pelos participantes que desejem colaborar com seu trabalho acadêmico, ou ainda, a entrevista presencial. 
  Por sua vez, as perguntas que deverão compor o questionário (ou as entrevistas) poderão ser elaborados de 3 formas diferentes: questionário fechado, semi-aberto ou aberto, nessa ordem, permitindo respostas específicas ou que contenham maiores detalhes.
  Bons estudos. 
Regina Del Buono

Referências:
JARDILINO, José Rubens; ROSSI, Gisele; SANTOS, Gérson Tenório. Orientações Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000 (p.35-39 e 48-49).

0 comentários:

Postar um comentário