domingo, 24 de março de 2013

Bibliografia: Autores e Fontes mais Antigas podem ser usadas? 24 Mar 2013.

Boa tarde!
   O levantamento do material a ser utilizado como fonte bibliográfica de sua monografia (TCC) deve ser feito com calma, atenção e muito cuidado, especialmente no que se refere às datas de publicação, já que os mesmos serão fundamentais para compor as Referências (Bibliografia) desse trabalho. Você não deve utilizar publicações com mais de 10 anos.          Cuidado! 
   Todos os detalhes sobre este assunto poderão ser encontrados em meu artigo publicado em 19 de agosto de 2012, cujo link é: [Como fazer Referências Bibliográficas: a Importância do Levantamento de Autores seja Metodologia ABNT ou VANCOUVER], vale a pena conferir.   
   Durante as aulas específicas sobre Metodologia Científica, é comum que os acadêmicos sejam orientados a consultar e utilizar livros, textos e publicações que possam localizar, independentemente do ano de publicação, mas é uma prática desaconselhável, seja qual for sua área de atuação ou formação. 
   As fontes que deverão embasar seu TCC, Artigo ou Tese, devem ser sempre atualizadas, sendo aceitável que sejam mais antigas, caso não sejam localizadas atualizações, mas você deverá consultar seu orientador sobre as mesmas. 
  Neste sentido, é sempre interessante que você faça buscas nos meios virtuais sobre os assuntos de interesse, para certificar-se, assim como consultar mais de uma biblioteca, evitando enganos que poderão prejudicar seu texto, ocasionando que seja refeito.
  Boas pesquisas! 
Regina Del Buono

9 comentários:

  1. Olá!
    Como é possível identificar se essa referência segue as regras da ABNT ou Vancouver?

    Antunes JLF, Narvai PC. Políticas de saúde bucal no Brasil e seu impacto sobre as desigualdades em saúde. Rev Saude Publica. 2010;44(2):360-5. DOI:10.1590/
    S0034-89102010005000002

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, eu não identifiquei o seu nome, mas, com relação à sua dúvida, vamos lá:
    Em princípio, sim, essa forma de referir o autor segue o padrão VANCOUVER, eu explico o motivo:
    Sobrenome do autor seguido somente das iniciais todas juntas (ou seja, não estão separadas por pontos); nome da obra, seguido do periódico contendo data e numeração das páginas onde foi publicado/encontrado.
    Outra forma seria o SOBRENOME em maiúsculas seguido de uma vírgula, e as iniciais separadas por pontos, veja o exemplo: ANTUNES, J.L.F.; NARVAI, P.C. Políticas....
    Espero ter colaborado para elucidar suas dúvidas, qualquer coisa, me escreva, e eu responderei assim que possível: abntouvancouver@gmail.com.
    Super abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sthefany Lorrane16 junho, 2016 11:13

    Caso a banca pergunte porque colocaram artigos antigos,o que responder?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Sthefany, peço que acesse meu artigo publicado hoje, 19 de junho de 2016, cujo link é:
    [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/uso-de-autores-e-obras-com-mais-de-10.html]. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Então só poderá usar livros de 10 anos pra cá?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia professora. Eu tenho uma enorme dúvida: Meu orientador disse que ao fazer o levantamento para meu trabalho de mestrado, eu sempre terei que colocar as referencias originais, ou seja, quando eu encontrar um artigo que me interesse, eu precisarei ir nas referencias e buscar o artigo da citação para eu colocar, mas caso as ideias não tenham sido alteradas. Eu não entendi nada, pois dessa forma, sempre terei artigos antigos no meu trabalho.

    meu nome é Miguel

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.... Comecei a fazer um artigo semestre passado e o orientador do projeto de tcc não falou nada sobre de quantos anos poderiam ser as bibliografias, agora o novo orientador do TCC falou que tem que ser a partir de 2013. E agora? Tenho que refazer meu TCC?

    ResponderExcluir
  8. Como justificar o uso de referência antigas ? Meu artigo é um comparativo do pós operatório antigamente com os dias atuais

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Este post foi elaborado com base no fato de existirem algumas áreas nas quais há pouca literatura disponível, ou então, em casos semelhantes a esse que você aponta sobre utilizar materiais recentes para comparar com as técnicas mais antigas. Neste sentido, justifica-se o uso de fontes cujas publicações foram realizadas em datas mais antigas do que 5 ou 10 anos. De outra forma, é comum que dentro da academia, ou para publicações em periódicos, em especial em área de saúde, que seja exigido o uso de fontes publicadas no máximo até 5 anos. Mas no caso de estabelecer comparações, até onde tenho visto e analisado, você pode utilizar fontes antigas e explicar dentro do seu texto a importância de usá-las para elaboração das comparações. Espero ter atendido à sua indagação, e fico ás ordens, caso queira escrever para mim, por email: abntouvancouver@gmail.com Agradeço pela sua visita! Um abraço!

    ResponderExcluir