domingo, 10 de março de 2013

Tese Mestrado segundo ABNT e o uso de rodapés de página, segundo Umberto Eco

Boa tarde!
     Ao chegar ao curso de Mestrado ou Doutorado, o acadêmico já deve ter adquirido os conhecimentos necessários para a elaboração de sua Tese ou Dissertação. Entretanto, é importante destacar que, via de regra, são elaboradas segundo as regras da ABNT, tendo como principal elemento, o caráter crítico-reflexivo. 
   Além desta característica, que é a mais importante na fase do mestrado, a configuração do texto permite que seja utilizado o parágrafo americano (sem recuo), e duplo espaçamento entre os parágrafos, assim como o entrelinhas pode ser de 2 cm.
    Esses detalhes podem ser facilmente confirmados junto ao seu orientador, ou através da observação das teses aprovadas em anos anteriores, que fazem parte do acervo de sua universidade.
  Todos os cuidados necessários para a elaboração de uma monografia de graduação ou pós-graduação deverão ser redobrados, até porque para redigir uma tese (ou dissertação), o aluno-pesquisador poderá produzir um trabalho cuja extensão poderá variar de 150 a 400 páginas, mas inexistem regras a este respeito (ECO, 1983). 
  O texto de uma tese de mestrado deve apresentar as ideias dos autores selecionados para composição da bibliografia, ao mesmo tempo em que deverá apresentar a opinião (ou a visão) do acadêmico sobre o assunto, posto que trata-se de um trabalho que não somente permite que a teoria seja criticada, mas sim, que precisa ser comparada com outros autores, e que, necessariamente, deve conter a análise do mestrando.
  É através da dissertação que o acadêmico poderá demonstrar seu amadurecimento no âmbito da pesquisa, sua compreensão profissional na área em que está se aperfeiçoando, assim como sua capacidade de comparar a teoria analisada.
    É comum que alguns acadêmicos sigam o mesmo padrão de redação e a mesma ótica utilizadas para a redação de uma monografia de graduação, no momento da tese, o que tende a empobrecer muito o conteúdo desta última.
    Ainda Eco (1983) defende que entre o momento da definição do tema, o levantamento bibliográfico e até a redação do texto final, estima-se que sejam necessários no mínimo 6 meses, caso o acadêmico tenha uma dedicação constante à elaboração da tese.
   Outra questão importante a ser destacada refere-se à apresentação do texto, e às confusões que os estudantes fazem: via de regra, as teses ou dissertações de mestrado baseiam-se nas regras da ABNT, sendo comum que o padrão de rodapé de página seja utilizado do início ao fim, tanto para explicar expressões ou siglas, projetos mencionados dentro do texto, mas, principalmente, para referir os autores consultados.
  Isso mesmo: o texto da tese pode apresentar o padrão rodapé, ao invés do sistema Autor (data) em seus parágrafos. 
 Alguns estudantes acreditam que esta forma de referir os autores pertença exclusivamente à Metodologia VANCOUVER, o que não é verdade. 
   Pode-se elaborar um texto seguindo as normas da ABNT empregando o sistema de rodapé de páginas, e com isto, o texto ficará mais "clean", permitindo que o leitor se mantenha atento ao contexto existente, e caso queira verificar a fonte indicada, poderá então, consultar as anotações de rodapé. 
  Este recurso pode ser verificado nos livros publicados atualmente: todas as explicações importantes ou autores consultados constam ao final de cada página, em ordem numérica, além da relação completa, ao final da obra.
  Isto também é ABNT.


Regina Del Buono

Referências:
ECO, Umberto: Como se faz uma Tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.

4 comentários:

  1. Parabéns por seu belíssimo e necessário trabalho. Receba meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você que escreveu para mim, eu agradeço pelas suas palavras, só fico triste, por não saber quem é. É sempre bom saber que de alguma forma, mesmo que bem simples, pode-se transmitir algumas poucas informações importantes aos estudantes pesquisadores. Boa sorte, volte sempre. Receba meu abraço!

      Excluir
  2. Pedindo desculpas por meu anonimato anterior, me identifico agora e, novamente, a parabenizo por seu brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marluci, eu agradeço muito pelas suas palavras generosas, tenho me esforçado para publicar conteúdos que realmente possam ajudar de alguma forma a todos aqueles que chegam até aqui. Eu desejo muito sucesso prá você, super abraço !

      Excluir