domingo, 24 de novembro de 2013

NBR 10520 - As Citações Diretas e o uso da expressão latina "idem, ibidem"

Boa tarde!
 Ao longo do desenvolvimento de um texto acadêmico baseado nas Normas ABNT, seja artigo, monografia ou dissertação, convencionou-se o emprego de expressões latinas. Entre as muitas, algumas destacam-se mais, como é o caso dos termos "idem" e "ibidem".
 Com a finalidade de deixar a leitura e a compreensão do texto menos cansativas, deve-se mencionar o sobrenome do autor na 1a. vez, e a partir de então, pode-se empregar "idem", para destacar tratar-se do mesmo autor, e "ibidem", para reafirmar ser a mesma obra, ambos já referidos nas páginas anteriores.
 No caso do "ibidem", serve ainda para destacar que ao longo do estudo, foram consultadas duas ou mais obras de um mesmo autor, neste caso, o emprego da expressão denota tratar-se daquela obra já mencionada anteriormente.
 Ainda com a intenção de reduzir as repetições, o acadêmico deve empregar a abreviação de cada uma dessas expressões, se estiver sendo mencionado o mesmo autor/obra (mesma página ou subsequentes), conforme o Exemplo 1, que segue: 

Exemplo 1:
SALOMON, 1995, p.177; Idem, ibidem, p.178; Id., ibid. p.179.

 Esta e outras expressões colaboram para que seu texto apresente-se mais formal e científico. 
Regina Del Buono

REFERÊNCIAS:
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
UFSCR - Universidade Federal de São Carlos. Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002Disponível em:[http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-padronizacao-de-citacoes]; acesso em 23 Nov 2013. 

2 comentários: