domingo, 5 de janeiro de 2014

Como fazer uma Monografia - Délcio Vieira Salomon

Boa tarde!
  O livro "Como Fazer uma Monografia", publicado em 1995 pelo Professor Délcio Vieira Salomon (1931-2013) traz importantes conceitos para os acadêmicos que estão iniciando a elaboração de sua monografia.
  O Prof. Salomon foi o precursor do ensino da Psicologia no Brasil, ministrando ensinamentos às normalistas que se preparavam para a educação infantil no período pré-ditatorial.
 Pedagogo, ex-seminarista e escritor, o Prof. Salomon foi também um educador extremamente interessado nas reformulações do Ensino no Brasil, atuando fortemente na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (FAFICH) em Goiás, tendo voltado à sua terra natal, para aposentar-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
   Entre suas diferentes obras literárias, nesse livro ele defendeu que: 
a metodologia se coloca como disciplina e prática acadêmicas no curso superior, visando á formação de um profissional de alto nível, (...) desdobra-se em três modalidades de utilização: metodologia do trabalho intelectual e científico [...], metodologia científica [...] e metodologia de pesquisa [...] (SALOMON, 1995, p.6-9).
   
 Vale a pena conferir. 
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
SALOMON, Délcio Vieira. Uma Iniciativa Pioneira. Artigo publicado na Revista comemorativa dos 50 anos do Instituto de Psicologia, p. 135-154, abr. 2009.
_______, Como Fazer uma Monografia. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 

0 comentários:

Postar um comentário