sábado, 25 de janeiro de 2014

460 anos da cidade de São Paulo: parabéns!

   Hoje, a cidade de São Paulo completa 460 anos. 
   Contando com aproximados 11 milhões de habitantes na atualidade, a capital paulista exibe, sem pudor, seus opostos, e o total contrassenso social em que está mergulhada. 
   Ao mesmo tempo que São Paulo é o maior centro financeiro da América Latina, o panorama da cidade expõe suas desigualdades de forma contundente. 
  Os serviços de alto padrão de conforto e qualidade, apenas para quem pode, contrapõem-se às mazelas do ensino e saúde públicos proporcionados às classes trabalhadoras, além da falta de segurança, problemas com moradia, enchentes, corrupção e violência urbana sem precedentes. 
 A capital considerada pretensamente o carro-chefe do país segue mal conduzida, enquanto os problemas se avolumam, mas será por responsabilidade dos políticos, da população que os elege, ou da falta de opções?! 
 E o que falar sobre as milhares de pessoas vindas de outros estados em busca de oportunidades, as quais, sem capacitação profissional desde sua origem, e que sem acesso ao emprego e moradia, por vezes engrossam as filas da marginalidade ou de pessoas que habitam as ruas? 
 A grande maioria das pessoas sobrevive com sacrifícios e baixos salários, obrigadas a enfrentar os muitos problemas como o trânsito caótico e um sistema de transporte público falido e humilhante.
 As profissões que deveriam ser mais valorizadas, como a dos professores, por exemplo, vai sendo cada vez mais desmerecida, embora seja a classe de profissionais destinada à formação de cidadãos. 
 É somente através da Educação que poderemos ter uma sociedade mais justa, diminuir a criminalidade e as diferenças sociais, modificando a crescente falta de perspectivas profissionais e sociais.  
 Parabéns, São Paulo, já é tempo de acordar!!!

0 comentários:

Postar um comentário