domingo, 19 de janeiro de 2014

Como fazer a Introdução do TCC ou da Monografia

   Boa tarde!
   A Introdução é a abertura do TCC (ou da monografia), e merece uma atenção bem especial. Alguns orientadores/universidades preferem que ela seja redigida inicialmente, enquanto outros preferem que o seja ao final, depois de todo o texto pronto.
  Trata-se de um espaço no qual serão definidos aspectos importantes, e deverá ser redigida com os verbos no tempo futuro, uma vez que o trabalho ainda está por ser elaborado. 
  Sua extensão poderá variar de 2 a 5 páginas, conforme a aceitação de seu orientador (alguns aceitam maior conteúdo teórico neste espaço, enquanto outros preferem que seja mais breve).
 Neste sentido, existe ainda um outro aspecto a comentar: conforme seu orientador/universidade, poderão ou não ser feitas citações diretas neste espaço da monografia, ou se você deverá utilizar-se somente das paráfrases. 
 Mas, lembre-se: não deixe de referir os autores consultados, pois isto é fundamental para o cientificismo do texto, evitando a fatídica pergunta de seu (sua) professor fará: "quem disse isto?" 
 São detalhes que devem ser observados atentamente, de modo que haja um entrosamento saudável com seu orientador(a).  
  Para poder estabelecer o conteúdo da Introdução, caso ela deva ser redigida inicialmente (ou seja, antes dos capítulos), será necessário que você já tenha pesquisado e analisado todo o material a ser utilizado para a elaboração de sua monografia; além disso, você já deverá ter definido qual será a estrutura desse trabalho, ou seja, quais os assuntos serão abordados em cada capítulo. 
  Veja quais são os itens que não poderão faltar em sua Introdução: 
 1. o Título da Monografia (que deve sugerir o tema);
 2. os Conceitos estabelecidos pelos principais marcos teóricos (autores especializados no assunto);
 3. o Problema da Pesquisa; 
 4. a Solução Hipotética;
 5. Objetivo Geral e Objetivos Específicos;
 6. a Justificativa para discorrer sobre o tema (e/ou a relevância acadêmica e teórica desse tema);
 7. a Metodologia  de Pesquisa escolhida para o desenvolvimento do trabalho. 
  Finalmente, e não menos importante, você poderá fechar a Introdução de sua monografia informando quantos e quais capítulos serão desenvolvidos ao longo do texto. Isto não é obrigatório, porém dará um fechamento mais completo a este item tão importante do trabalho. 
 Lembre-se de apresentar este conteúdo ao seu orientador, uma vez que a Introdução norteará toda a produção de sua monografia, com maior assertividade.
 Caso você ainda tenha dúvidas sobre como elaborar sua Introdução, escreva para o meu email, e eu retornarei tão logo possível. 
  Boa sorte e até lá!
Regina Del Buono

8 comentários:

  1. material excelente... me auxiliou e muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Luzimar, que bom, eu fico muito contente. Um abraço!!

      Excluir
  2. EXCELENTE MATERIAL! ESTAVA QUEBRANDO A CABEÇA PARA FAZER A INTRODUÇÃO DO MEU TCC, MAS COM ESSE TEXTO FICARÁ MAIS FÁCIL!

    ResponderExcluir
  3. olá, Thompson, que bom que o meu artigo colaborou para vc esclarecer as suas dúvidas! se precisar de revisão,já sabe... hehehe! Super abraço!!

    ResponderExcluir
  4. como te envio um e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, meu email é: abntouvancouver@gmail.com. consta da guia Início. abraço!!

      Excluir
  5. Estou com uma dívida na introdução eu posso falar qual foi o tipo da minha pesquisa ou so fala na metodologia

    ResponderExcluir
  6. Estou Com dificuldade de fazer, meu projeto de tcc mande mais informação.

    ResponderExcluir