domingo, 23 de fevereiro de 2014

Tipos de Entrevistas da Pesquisa de Campo ou Pesquisa Ação... Minayo; Jardilino, Rossi e Santos

Bom dia!
  Ao escolher pela utilização da técnica da Pesquisa de Campo (ou Pesquisa ação) para a elaboração de uma monografia, o acadêmico deve estar preparado para observar os fenômenos onde os fatos acontecem. Eu meu artigo publicado em 17 de março de 2013, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/pesquisa-acao-pesquisa-de-campo-ou.html] foram explicados os conceitos sobre esta técnica, definida por Jardilino, Rossi e Santos (2000) como aquela que parte da realidade dos fatos para as teorias estudadas. 
  Entre os meios de levantar e observar dados, que posteriormente serão tabulados dentro da monografia, as entrevistas costumam enriquecer muito o texto em produção, já que o ato de entrevistar as pessoas e coletar junto a elas, impressões e opiniões, torna a pesquisa ainda mais interessante para o estudante, uma vez que todas as informações obtidas fazem parte do fato real, abrindo novas perspectivas para esse acadêmico, porque esses dados vão além da teoria e dos conceitos analisados. Isto se dá especialmente devido ao contato mais próximo com cada entrevistado, suas vivências e sensações, principalmente quando as entrevistas são realizadas pessoalmente.
 Minayo (2007) destaca os seguintes tipos de entrevistas: "sondagem de opinião, semiestruturada, aberta ou em profundidade, focalizada e projetiva".
  Os conceitos referentes a cada tipo de entrevista mencionados hoje, serão detalhados nos próximos artigos, não deixe(m) de ler. 
   Um abraço. 
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26.ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2007. 
JARDILINO, J.R.; ROSSI, G.; SANTOS, G.T. Orientações Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000 (p.35-39 e 48-49). 

0 comentários:

Postar um comentário