domingo, 30 de março de 2014

O que é o corpus de uma pesquisa acadêmica?

   Boa tarde!
  Segundo Bauer e Aarts (2002), o corpus de um tema é composto pelos materiais identificados como fontes importantes para que o aluno/pesquisador possa fundamentar seu texto, adequado ao caráter científico necessário à sua monografia. A palavra corpus é de origem latina, e significa corpo; no contexto acadêmico, corpus é o conjunto de documentos sobre determinado tema.
  Na perspectiva de uma monografia, o corpus da pesquisa é, o cruzamento da problemática com a fundamentação teórica e dos dados coletados (...) (DAHLET, 2002).
  Significa que, ao escolher um tema sobre o qual escrever, e definir o problema a investigar, a próxima etapa será o levantamento dos materiais que permitirão ao aluno/pesquisador, "recortar as teorias que permitam a ele, demonstrar as questões que envolvem tema versus problema, e suas possibilidades de solução. O corpus da pesquisa refere-se ainda à coleta de dados, que são as evidências da realidade, que permitirão avaliar os fatos reais, a partir das amostras coletadas, as quais irão colaborar na composição do texto: pode-se trabalhar com o corpus estático ou pré-definido, ou com o corpus dinâmico, que é a temática escolhida para o texto em elaboração (ECA/USP).
  Portanto, pode-se dizer que o corpus da pesquisa é a ligação entre tema e problema, que vai ser elaborado a partir do levantamento da teoria existente a respeito de ambos, e dos dados que possam ser colhidos.
 Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
BAUER, Martin W.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. [In]: BAUER, martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
DAHLET, Véronique Marie Braun. O proceder da pesquisa: quais as relações entre problemática, dissertação e corpus? Revista Letras, v. 21, n 1, p.127-132, 2002
ECA – USP – Escola de Comunicação e Artes – USP. A delimitação da pesquisa e a constituição do corpus de análise. Disponível em:
[http://www.pos.eca.usp.br/index.php?q=en/ebook/procedimentos_metodologicos_estudos_bibliometircos_cientometricos/delimitacao_pesquisa];
acesso em 31 Jan 2014.

5 comentários:

  1. Its such as you read my thoughts! You appear to grasp a
    lot about this, such as you wrote the guide in it or something.
    I feel that you just can do with some percent to drive the message home a little
    bit, however other than that, that is excellent blog. An excellent read.
    I'll definitely be back.

    Here is my website :: dominos india coupon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Good morning, I thank you for these words. I hope help my visitors everytime. See you.

      Excluir
  2. Regina, o Corpus da pesquisa pode ter citação?

    ResponderExcluir
  3. Juliana Morais, boa tarde! Em breve publicarei um artigo para responder com profundidade à esta sua dúvida. Contudo, para otimizar seu tempo, vou deixar uma explicação mais objetiva aqui. "Em linhas gerais, sim, o corpus de uma pesquisa pode e deve conter citações diretas e/ou indiretas (as paráfrases), já que o corpus consiste na fundamentação teórica de um texto científico. Além disso, o corpus constitui-se da comparação entre as teorias analisadas pelo universitário, relativas ao tema em desenvolvimento". Caso você tenha mais dúvidas, peço que escreva diretamente para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela sucinta e compreensível explanação, Regina! =D

    ResponderExcluir