domingo, 6 de julho de 2014

ABNT x APA: quais são as diferenças?

Boa tarde! 
 As Normas APA assemelham-se às normas da ABNT, exceto no que se refere ao tamanho do texto. De acordo com meu artigo de 17 de novembro de 2013, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/11/normas-apa.html], foram instituídas em 1928, para viabilizar as publicações de artigos, papers e outras produções científicas dos  pesquisadores das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Psicologia e Antropologia.
 Cabe destacar que tais normas foram desenvolvidas pela American Psychological Association (APA), padronizando as referidas produções a serem publicadas nos periódicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Administração (ANPAD). 
  É importante informar que o referido padrão APA, segundo a própria ANPAD, pode ser utilizado pelos profissionais e pesquisadores das diferentes áreas de estudos. 
  Em linhas gerais, as Normas APA seguem o mesmo padrão da ABNT, especialmente nos seguintes quesitos:
1. os autores consultados devem ser mencionados ao longo do texto no padrão Autor (data), conforme apresenta o Guia ANPAD;
2. as expressões latinas comuns à ABNT podem ser utilizadas para o texto seguindo APA;
3. podem ser incluídas tabelas e gráficos, cabendo atribuir nome e número para cada ilustração inserida no texto, os quais deverão ser mencionados acima da ilustração, enquanto a fonte ao final da mesma;
4. as Referências devem seguir o padrão ABNT, ou seja, uma lista única de fontes selecionadas, em ordem alfabética por sobrenome.

A exemplo das Normas da ABNT, o Manual das Normas APA deve ser adquirido diretamente da própria associação.

Um abraço! 
Regina Del Buonno
REFERÊNCIAS:
APA - American American Psychological Association. Manual de Normas Internacionais de Relato de Pesquisa em Psicologia: Por que precisamos deles? Disponível em:[http://www.apastyle.org/manual/index.aspx]; acesso em 17 de novembro de 2013. 
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Administração.  Normas APA. Disponível em:[http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf]; acesso em 17 de novembro de 2013. 

Um comentário:

  1. O material APA é bastante acessível e sem custos, diferentemente da ABNT. Ver mais informações em post sobre padrões aqui

    ResponderExcluir