domingo, 13 de julho de 2014

Qual a diferença entre Bibliografia e Referências Bibliográficas?

Boa tarde!
  Existem 2 questões que envolvem as expressões bibliografia e referências bibliográficas. A 1a. questão refere-se ao uso de uma ou outra dessas expressões, enquanto denominação do item específico dentro do texto acadêmico; já a 2a. questão refere-se ao papel que cada uma representa para o contexto da metodologia científica. 

  No âmbito da 1a. questão, a expressão "bibliografia" costumava denominar a lista de autores consultados para a elaboração do texto acadêmico, mas o fato é que de 3 ou 4 anos para cá, a denominação desse importante item de um artigo ou monografia foi sendo reformulado. Depois de passar a denominado como Referências Bibliográficas, finalmente tem sido usada somente a expressão Referências.

  Por sua vez, no âmbito da 2a. questão, por bibliografia deve-se compreender todos os autores consultados para permitir que o aluno/pesquisador tenha maior compreensão do tema em desenvolvimento. Já as Referências consistem especificamente na lista de autores que foram efetivamente mencionados ao longo do texto, o que aliás, é uma exigências das normas metodológicas a que o texto deve obedecer, seja ABNT, APA ou VANCOUVER.

   Um abraço! 

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário