domingo, 13 de julho de 2014

Qual a diferença entre Bibliografia e Referências Bibliográficas?

Boa tarde!
  Existem duas questões que envolvem as expressões "bibliografia" e "referências bibliográficas. A 1a. questão refere-se ao uso de uma ou outra desses termos enquanto denominação do item específico dentro do texto acadêmico. Já a 2a. questão refere-se ao papel que cada uma representa para o contexto da Metodologia Científica. ...
  No âmbito da 1a. questão, a expressão "bibliografia" costumava denominar a lista completa de autores consultados para a elaboração do texto acadêmico; contudo, observa-se que nos últimos anos, de três ou quatro anos para cá, a denominação desse importante item de um artigo ou monografia foi sendo reformulado. Em um momento usava-se "Bibliografia", que passou a ser denominada como "Referências Bibliográficas", e, atualmente, sendo que, atualmente, a maioria das universidades adotaram o uso da expressão "Referências".

   Por sua vez, no âmbito da 2a. questão, por "bibliografia" deve-se compreender todos os autores consultados para permitir que o aluno/pesquisador tenha maior compreensão do tema em desenvolvimento. Já as Referências consistem, especificamente, na lista de autores que foram efetivamente mencionados ao longo do texto, o que aliás, é uma exigência das normas metodológicas a que o texto deve obedecer, seja ABNT, APA ou VANCOUVER.

   Um abraço! 

Regina Del Buono

Um comentário:

  1. Cara Regina
    Tenho uma dúvida:
    Na construção do MEU texto utilizei inúmeros outros textos (artigos científicos, bibliografias, manuais, etc.) Porém NÃO fiz citações (ex. MARTIN, 1999) da GRANDE MARIORIAm apenas utilizei para informação e maior compreenção do assunto.
    A DÚVIDA: coloco na s REFERÊNCIAS juntamente com os autores de textos CITADOS?
    Obrigada.

    ResponderExcluir