domingo, 20 de julho de 2014

Como elaborar um Projeto de Pós-Graduação

Olá!
 Ao iniciar a pós-graduação, o acadêmico que busca uma especialização em determinada área poderá ser exigido, ao final do curso, que seja elaborada uma monografia ou um projeto abrangente sobre o tema escolhido, que deverá estar intimamente vinculado ao curso, assim como às suas práticas profissionais.

 Aqueles que deverão desenvolver um projeto deverão preocupar-se em identificar problemas ou distorções existentes, as quais irão compor o texto e conteúdos a serem apresentados, assim como as ideias que corrijam eventuais problemas ou distorções organizacionais, como a reformulação e/ou a implantação de mudanças que envolvam um departamento inteiro, entre outras possibilidades.
 É importante destacar que, seja qual for a área de especialização ou o tipo de projeto a desenvolver, o embasamento teórico é e sempre será indispensável. 
 Nesta perspectiva, enquanto algumas universidades exigem que exista um capítulo contendo a fundamentação teórica correspondente, que permitirá comparar a teoria com as possíveis situações identificadas, assim como direcionar para a solução dos problemas existentes, existem aquelas universidades cujas metodologias isentam tal capítulo para a fundamentação teórica, exigindo que o projeto em questão apresente apenas os problemas identificados e a criação de soluções para os mesmos. 
  Esta observação sobre as exigências feitas pelas diferentes universidades reforçam a importância do contato constante com seu orientador, além das pesquisas quanto aos textos de colegas já aprovados na mesma instituição.
Um abraço!
Regina Del Buonno

0 comentários:

Postar um comentário