domingo, 18 de janeiro de 2015

Como referir as fontes nas Referências ao longo da monografia? NBR 6023/2002

Olá!
  Segundo a norma NBR 6023/2002 da ABNT, a entrada da fonte (autor,obra) nas Referências de um texto acadêmico-científico deve ser feita da mesma forma que mencionada ao longo do texto. Neste artigo de hoje, eu vou utilizar como exemplo o mesmo autor mencionado em meu artigo publicado em 17 de agosto de 2014, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/08/como-apresentar-diferentes-fontes-nas.html].
   Em agosto/14, eu expliquei que ao dar entrada na obra: "GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Atlas, 1991", ao longo do texto, ele deverá ser referido como "Gil (1991)". 

  Tenho observado que vários alunos/pesquisadores costumam utilizar o prenome ou o sobrenome para referir o autor durante a redação de seu texto, mas isto é um engano; pode ser feito em outros tipos de textos, o que irá conferir a esse redator, demonstrar seu estilo. 
  Mas o fato é que isto não pode nem deve ser feito, quando o texto em desenvolvimento tenha por finalidade a apresentação à academia.

  Para seguir a NBR 6023/2002, Gil (1991) deverá ser mencionado sempre desta forma, e não como: Antonio Gil, nem como Antonio Carlos, nem como Carlos Gil. Os leitores da monografia ou artigo em questão poderão confundir-se; além disso, está errado. Fique atento.
Um abraço! 
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário