domingo, 22 de fevereiro de 2015

Diferenças e Semelhanças entre as Normas APA e as Normas VANCOUVER

Bom dia!

   Entre os vários artigos já publicados sobre as metodologias ABNT, VANCOUVER e APA, tenho procurado demonstrar os detalhes e exigências de cada uma delas. Nesta data, darei algumas dicas sobre as semelhanças e diferenças entre as metodologias APA e VANCOUVER, para responder à solicitação da Grazy Martins. 
   Em 28 de abril de 2013, eu publiquei um artigo sobre a Metodologia VANCOUVER, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/monografias-segundo-vancouver.html], no qual eu procurei detalhar o surgimento, as exigências e detalhes que envolvem a produção de artigos científicos que seguem a Metodologia VANCOUVER. 
   A principal característica é de ser um artigo científico, um texto curto, com o máximo de 30 páginas, em geral. A criação desta metodologia deveu-se à necessidade de divulgar de forma ágil, os novos experimentos e descobertas da área de saúde, como a Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, entre outras. 
  Por sua vez, em 17 de novembro de 2013, eu publiquei um breve artigo discorrendo sobre o surgimento das normas da Associação Americana de Psicologia ou American Psychological Association (APA), cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2013/11/normas-apa.html], desenvolvida especificamente para a comunidade desta área e publicação em periódicos específicos. 
   Esta é a semelhança entre APA e VANCOUVER: produzir artigos científicos sobre os experimentos da área de saúde, para serem publicados nos periódicos específicos.
   Já a diferença entre as duas metodologias consiste na forma de mencionar os autores ao longo do artigo, que deve seguir o padrão Autor (data), seguindo assim o padrão da ABNT. implicando também na forma de listar todas as fontes consultadas nas Referências do texto. 
   Entre os links indicados para maior visualização dos detalhes do estilo APA, estão dois:

1. APA - American Psychological Association. Sobre APA Estilo. Disponível em:[http://www.apastyle.org/about-apa-style.aspx]; acesso em 03 Nov 2013.

2. ANPAD - Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Normas APA. Disponível em:[http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf]; acesso em 17 Nov 2013. 

  Eu sugiro a leitura dos artigos aqui mencionados, e acredito ter colaborado para dirimir quaisquer dúvidas, mas caso existam outras, peço que escreva(m) para o meu email, agilizando a nossa comunicação e eu responderei com a brevidade possível.
   Um abraço!
Regina Del Buono


0 comentários:

Postar um comentário