domingo, 15 de março de 2015

O Estudo de Caso segundo Mirian Goldenberg

Bom dia!

   Em 01 de fevereiro de 2015, publiquei o artigo A Pesquisa Ação ou Pesquisa Qualitativa e o Estudo de Caso, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/02/a-pesquisa-acao-ou-qualitativa-e-o.html]. Nesta data, voltamos ao assunto para incluir a concepção de Mirian Goldenberg sobre o tema. 

  Segundo a autora, a ideia de elaborar um estudo de caso surgiu da necessidade das pesquisas médicas e da área de psicologia, para observar, compreender e explicar a dinâmica de determinada doença. Como o Estudo de Caso não é uma técnica de pesquisa, ele se enquadra na modalidade Pesquisa de Campo ou Qualitativa, na medida em que consiste em estudar o todo, seja esse todo "um indivíduo, uma família, uma instituição ou uma comunidade" (GOLDENBERG, 2004, p.33). 

  Ao longo desse capítulo, a autora destaca que, embora o pesquisador possa reunir o maior volume de informações e detalhes a respeito de determinada pessoa ou situação para elaborar seu Estudo de Caso, e que podem ser identificadas respostas idênticas para diferentes estudos, inexistem regras específicas para a elaboração deste tipo de pesquisa, devido ao fato dos elementos que a compõem serem sempre "únicos", ou seja, "pesquisador e pesquisados" (GOLDENBERG, p.2004, p.34).
  Esta afirmação refere-se ao fato de inexistirem regras específicas para a observação que é feita ao longo do estudo, assim como os dados não serem padronizados. A cada Estudo de Caso, pessoas e suas vivências, assim como cada novo aluno/pesquisador são únicos.
  Para encerrar esta ótica sobre os Estudos de Caso, a autora define que as conclusões lógicas às quais os pesquisadores podem chegar sobre determinado tema são possíveis somente a partir das comparações feitas entre os diferentes estudos realizados. 
  Boa semana!
Regina Del Buono
Referências:
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2004. 

0 comentários:

Postar um comentário