domingo, 1 de março de 2015

A Metodologia Científica segundo Mirian Goldenberg

Bom dia!
  A importância da disciplina de Metodologia Científica é sempre valorizada pelos especialistas no assunto, enquanto os universitários, em geral, consideram-na “muito complicada ou desinteressante”. Com base nas dificuldades que muitos alunos demonstram com todas as exigências metodológicas para poderem elaborar pesquisas científicas, publiquei em 26 de abril de 2012, publiquei um artigo sobre este tema, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2012/04/metodologia-cientifica-para-que-serve.html]. Hoje eu vou reportar as definições apresentadas por Mirian Goldemberg, cujo texto discorre sobre o olhar científico que todos podemos desenvolver, e sua relação com o ato de pesquisar.
   Segundo a autora, 
“Metodologia Científica é muito mais do que algumas regras de como fazer uma pesquisa. Ela auxilia a refletir e propicia um “novo” olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso, indagador e criativo. [...] O pesquisador está sempre em estado de tensão porque sabe que seu conhecimento é parcial e limitado – o “possível” para ele (p.11). “ 

  
  Embora Goldenberg tenha focado seu livro nas pesquisas da área de Ciências Sociais, essas definições por ela elaboradas permitem que possamos compreender que as diferentes etapas de uma pesquisa são imprevisíveis, e assim, não podem totalmente controladas, ou seja, "nenhuma pesquisa é totalmente controlável, com início, meio e fim previsíveis." 
  Boa semana! 
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8.ed., Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2004.

0 comentários:

Postar um comentário