domingo, 26 de abril de 2015

O que significa conflito de interesses na pesquisa acadêmica da área de Saúde?

Bom dia! 
   O conflito de interesses em pesquisa científica e acadêmica relaciona-se às questões que poderiam ferir a ética da pesquisa. Refere-se aos “motivos e interesses alheios” aos objetivos das práticas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento da Ciência (PUCRS,2006). 

  Para Thompson (1993, apud GOLDIM, 2002), “conflito de interesse é um conjunto de condições nas quais o julgamento de um profissional a respeito de um interesse primário tende a ser influenciado indevidamente por um interesse secundário.”

  Goldim (2002) esclarece que existe uma tendência geral em pensar que o conflito de interesses esteja restrito à perspectiva econômica; entretanto, existem outros fatores que devem ser considerados, são eles: os interesses pessoais, científicos, assistenciais, educacionais, religiosos, além dos econômicos. 

    Quanto a isto, explica Goldim (2004): 

“as atividades de assistência, educação e pesquisa na área da Saúde sempre se basearam em uma relação de confiança entre as pessoas envolvidas e o profissional. O interesse genuíno de buscar o melhor para o paciente, para o aluno ou na busca de novos conhecimentos é um dos pressupostos básicos do adequado exercício profissional” (GOLDIM, 2004). 
   Neste sentido, estão os impedimentos éticos aos pareceristas frente aos diferentes projetos apresentados, assim como os impedimentos dos pesquisadores e possíveis interesses difusos, além das relações comerciais entre as instituições envolvidas neste ou naquele projeto (PUCRS, 2006).
   São questões que exigem que o aluno/pesquisador sempre mencione ao final de seu artigo ou outro texto científico, a inexistência de conflito de interesses de sua pesquisa.
    Boa semana. 
Regina Del Buono*

REFERÊNCIAS
GOLDIM, José Roberto. Conflito de Interesses na Área da Saúde. 2002. Disponível em:[http://www.bioetica.ufrgs.br/conflit.htm]; acesso em 02 abr 2015. 
_______, Interesses, Deveres e Transparência. 2004. Disponível em:[http://www.bioetica.ufrgs.br/inttrans.htm]; acesso em 02 abr 2015. 
PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Reitoria. Resolução nº. 04/2006.  A Questão de conflitos de interesses – A Questão de conflitos de interesses – Considerações Éticas e proposta de proposta de encaminhamento. Disponível em:[http://www.pucrs.br/portal/files/institucional/propesq/conflitos-interesses.pdf]; acesso em 02 abr 2015. 

*Como referir este artigo: DEL-BUONO, Regina C. O que significa conflito de interesses na pesquisa acadêmica da área de Saúde?. Publicado em 26 abr 2015. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/04/o-que-significa-conflito-de-interesses.html]. 

0 comentários:

Postar um comentário