domingo, 12 de abril de 2015

Como fazer o Resumo da Monografia? NBR 6028/2003

Boa tarde!
  A elaboração do resumo de um texto acadêmico-científico ainda é motivo de muita s dúvidas entre os universitários dos diferentes níveis de especialização. Em 19 de maio de 2013, publiquei um artigo sobre este mesmo assunto, sob o título "Como fazer o Resumo da Monografia seja ABNT ou VANCOUVER - NBR 6028/2003", cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html]. Naquele artigo, procurei explicar os detalhes para que seu resumo atenda aos fins a que se destina, no conjunto de seu texto. Voltamos a ele, hoje, em atenção aos àqueles que ainda sentem alguma dúvida, e ainda, em atenção especial à Vivian de Oliveira, que pergunta a respeito dos seguintes pontos: "o quê, para que, como, por quê".

   Conforme mencionado em maio de 2013, diferentemente dos resumos sobre outros textos em geral, o resumo da monografia deve apresentar ao leitor, 4 aspectos:

  1. o que? refere-se ao tema escolhido, explicitado através do título da monografia; 
  2. por quê? refere-se ao motivo de ter sido escolhido o assunto principal da monografia;
  3. como foi elaborado? refere-se ao tipo de pesquisa realizada pelo acadêmico, se uma pesquisa bibliográfica, ou se uma pesquisa de campo, que costumam ser as mais comuns;
  4. conclusão? refere-se à análise, resultados e conclusões do acadêmico de pois de finalizada toda a pesquisa. 



   É importante destacar que não se deve fazer um "resumão" do seu texto final, mas sim, deixar claro esses 4 pontos, pois isto fará o leitor abrir ou não o seu texto.

  Deve-se ainda atentar para o tamanho do resumo, uma vez que existe um total de palavras que irá variar de acordo com o nível de especialização do acadêmico:

  1. se o acadêmico estiver na graduação, ou resumo deverá ser elaborado com até 250 palavras;
  2. se pós-graduação, com até 500 palavras;
  3. se especializações, como MBA, mestrado ou doutorado, até 1000 palavras.

   Mas, vale aqui fazer uma ressalva: até 250 palavras, quer dizer umas poucas palavras a mais ou a menos, mas que fique bem próximo disso, e não 110 ou 150 palavras, por exemplo. 
   Essa variação no tamanho do resumo, conforme o grau de exigência do curso e de seu orientador, deve ser feita através da inserção (no resumo), dos principais conceitos consultados ao longo da redação do seu trabalho, teorias essas elaboradas pelos principais autores especializados de sua área de atuação, os quais também costumam ser chamados de "marcos teóricos".
  Quando o acadêmico realizar uma pesquisa de campo, seja qual for a sua área de formação, a população que tenha sido alvo de seu estudo, também deverá ser "qualificada" em seu resumo, como demonstra o Exemplo 1:

"A técnica de pesquisa definida para o presente estudo foi a pesquisa de campo, através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Escola Estadual XYZ, no intervalo de 10 de fevereiro a 10 de abril de 2015, contando com a participação voluntária de 6 professores da disciplina de matemática, concursados de 5 a 10 anos, que lecionam nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, nos seguintes períodos: matutino, vespertino e noturno. As entrevistas foram realizadas às 3a.s, feiras na sala dos professores, tiveram a duração de 1/2 hora com cada professor voluntário deste estudo, a partir de um roteiro de 7 perguntas, sendo gravadas e transcritas posteriormente. Os dados tabulados permitiram verificar que ....". 

  Lembre-se, este é um mero exemplo, que eu criei agora, de um texto que não existe. Nesse exemplo, constam não somente os 4 pontos fundamentais para que seu resumo fique realmente completo, e ainda, em tendo sido uma pesquisa de campo, as bases da mesma e os resultados que tiverem sido obtidos pelo acadêmico, também deverão ser inseridos no resumo, fornecendo assim, todos os detalhes possíveis ao seu leitor. 
 Os melhores resumos de textos acadêmicos que podemos acessar, se elaborados desta forma, seguramente, farão do seu trabalho, um texto ainda mais rico.
 Boa sorte! 


Regina Del Buono*


*Como referir este artigo:
DEL-BUONO, Regina C. Como fazer o resumo da Monografia? Artigo publicado em 12 de abril de 2015. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/04/como-fazer-o-resumo-da-monografia.html].


0 comentários:

Postar um comentário