domingo, 19 de abril de 2015

Como referir todos os autores de uma determinada obra? NBR 10520/2002 ABNT

Bom dia!
   Em 14 de dezembro de 2014, publiquei um artigo denominado Citações Diretas e Citações de Citações = referindo autores dentro e fora do parênteses, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/citacoes-diretas-e-citacoes-de-citacoes.html], assunto sobre o qual versa a NBR 10520/2002, que está associada à NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ao qual voltamos hoje, utilizando alguns dos exemplos contidos naquele artigo para explicar a forma de mencionar os autores dentro do texto científico, exemplos que aqui, receberão uma nova numeração. Vamos às situações:

Exemplo 1: mencionando os autores da obra pela 1a. vez em seu texto
"O uso de abreviaturas, em geral, nos trabalhos acadêmicos é um recurso usado para não tornar o texto pesado e repetitivo. A grande maioria se compõe de expressões latinas usadas como referência universal e frequentemente utilizadas em textos acadêmicos. Segue uma lista limitada das mais usadas" (JARDILINO, ROSSI, SANTOS, 2000, p.111-113).
Neste 1o. exemplo, no qual foi feita uma citação direta para explicar o uso de expressões latinas dentro do texto acadêmico-científico, a obra em questão foi elaborada por mais de 1 autor, mais especificamente, por 3 autores. 

  Neste 1o. exemplo, você deve estar atento (a) para o seguinte detalhe:

a) a 1a. vez que essa obra for referida em seu texto, você deverá mencionar o nome dos autores, como foi feito no exemplo 1, de 1 a 3 nomes, no máximo;

Exemplo 2: mencionando os autores da obra pela 2a. ou demais vezes dentro de seu texto


Jardilino e outros (2000, p.111-113), ou Jardilino et al. (2000, p.111-113) explicam a forma correta de utilizar as expressões latinas ..... ;


  Neste 2o. exemplo, você deve estar atento (a) para o seguinte detalhe:

b) a partir da 2a. vez que essa obra for referida ao longo de todo o seu texto, você poderá mencionar somente o nome do 1o. autor, incluindo a expressão "e outros" (em português), ou então "et al.", do latim, que significa "a mesma coisa", como demonstra o Exemplo 2.

Exemplo 3: mencionando obra que tenha sido escrita por 3 autores ou mais

(SELLTIZ, JAHODA, DEUTSCH, COOK, 1967).


Neste 3o. exemplo, você deve estar atento (a) para o seguinte detalhe: 

c) caso a obra tenha sido elaborada por um número maior do que 3 autores, você deverá mencionar somente do 1o. ao 3o., na 1a. vez em que essa obra for mencionada em seu texto, e incluir a expressão em português ("e outros"), ou em latim ("et al."), indicando que o total de autores desta obra foi escrita por mais de 3 pessoas.

   Quando isto acontecer, você deverá aplicar a explicação b), ou seja, na 1a. vez que mencionar esta obra, você deverá referir Selltiz, Jahoda, Deutsch "e outros", e a partir desta menção, todas as vezes em que você precisar mencionar esta mesma obra, poderá referir somente Selltiz  et. al. (1967) ou Selltiz  e outros (1967).
   A escolha pela expressão "e outros" (em português) ou pela expressão "et. al." (em latim) fica a critério do acadêmico, e conforme a aceitação do orientador.
   
   Caso você tenha ficado com alguma dúvida, escreva para o meu email, e eu responderei com a brevidade possível. 
Um abraço!
Regina Del Buono*
abntouvancouver@gmail.com

REFERÊNCIAS
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520/2002 - Informação e Documentação. Citações em documentos - Apresentação. Disponível em:[www.abnt.org.br]; acesso em 02 março 2015. 
JARDILINO, José Rubens, ROSSI, Gisele, SANTOS, Gérson Tenório. Orientações Metodológicas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000.
SELLTIZ, Claire.; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo, Ed. Herder e Edusp, 1967.

* Como referir este artigo: 
DEL-BUONO, Regina C. Como referir todos os autores de uma determinada obra? Artigo publicado em 19 de abril de 2015. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/04/como-referir-todos-os-autores-de-uma.html].

Um comentário: