domingo, 14 de junho de 2015

Como elaborar uma Pesquisa Documental? da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
  Toda técnica de pesquisa consiste no conjunto de processos utilizados pela Ciência para comprovar seus propósitos e objetivos. Hoje vamos abordar a Pesquisa Documental, uma das principais técnicas de pesquisa científica. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

 Entre as muitas técnicas de pesquisa científica, estão: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação, a observação participante, a etnografia, o questionário, o formulário, a entrevista, a análise de conteúdo, etc..
  A Pesquisa Documental assemelha-se à pesquisa bibliográfica, exceto pela natureza das fontes consultadas.
  A pesquisa bibliográfica consiste no levantamento de toda a produção já feita por outros pesquisadores sobre determinado assunto, como livros, artigos científicos e outros materiais técnicos ou acadêmicos (GIL, 2002).
  Já para a realização da pesquisa documental, podem ser utilizados: os registros de seminários, congressos, artigos de jornais, fitas de vídeo, publicações científicas e acadêmicas, escritos, dados estatísticos, reprodução de sons e imagens, etc.. Para Bravo (1991), devem ser considerados documentos todo tipo de produção humana, nos quais existam registros de suas idéias, suas ações, opiniões, modelo de vida. 

  Boa semana. 

Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: Teoria e ejercicios. 7 ed. rev. Madrid: Paraninfo, 1991.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

0 comentários:

Postar um comentário