domingo, 7 de junho de 2015

Objetivos da Pesquisa Explicativa = da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
  Os objetivos da Pesquisa Explicativa, que devem atender às exigências dos textos científicos, consistem em explicar o motivo ou razão de fatos ou eventos ocorrerem, onde e como acontecem. Este artigo dá continuidade ao inicial desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
  A Pesquisa Explicativa é uma das formas de Pesquisa Experimental (ou empírica). É considerada o tipo mais complexo de pesquisa a realizar. Ela permite ao pesquisador analisar, registrar e interpretar os fatos, permitindo assim a identificação das causas de ocorrerem. Ao ser elaborada, destina-se à aproximar e familiarizar o pesquisador do assunto que está sendo investigado. Ela depende da capacidade de exploração da pessoa que a está realizando, sendo necessário o levantamento bibliográfico para poder fundamentá-la.
  Regina Del Buono*

REFERÊNCIAS

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

GIL, Antonio Carlos.  Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
__________,Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. SãoPaulo: Atlas, 2009. 

*Como referir este artigo: DEL-BUONO, Regina C. Objetivos da Pesquisa Explicativa - da série Tipos de Pesquisa. Publicado em 07 jun 2015. Disponível em:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/06/objetivos-da-pesquisa-explicativa-da.html].


0 comentários:

Postar um comentário