domingo, 28 de junho de 2015

Objetivos da Pesquisa Experimental - da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
  Uma pesquisa experimental compreende etapas que devem ser bem planejadas, para poder ser realizada. Além do levantamento bibliográfico, ela poderá ser feita de forma mais artificial (em laboratório), ou enquanto pesquisa de campo, onde fatos e situações acontecem, permitindo observar ou até mesmo conhecer a subjetividade dos sujeitos envolvidos. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].


   A pesquisa experimental tem como principal fundamento relacionar causa e efeito. É preciso definir claramente o objeto de estudo, o problema a investigar e a hipótese que poderá solucionar tal problema. Os resultados a serem obtidos deverão variar conforme a existência ou não de estímulos em cada situação ou grupo de observação (GIL, 2007; FONSECA,2002).
 Assim, para que os resultados da pesquisa experimental sejam favoráveis ao pesquisador, deve-se cuidar ainda dos instrumentos a serem utilizados para a coleta de dados.
   Bom domingo!
Regina Del Buono*

Referências
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia de Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

*Como referir este artigo:
DEL-BUONO, Regina C. Objetivos da Pesquisa Experimental - da série Tipos de Pesquisa. Publicado em 28 jun 2015. Disponível em:[   ]. 

0 comentários:

Postar um comentário