domingo, 23 de agosto de 2015

Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo?

Bom dia!
  Elaborar uma Pesquisa de Campo implica em definir o local ou instituição onde o problema investigado através do tema em desenvolvimento esteja ocorrendo. Implica ainda em definir a população que será observada, ou seja, o público-alvo dessa amostra. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

  No caso da realização de uma Pesquisa de Campo para um texto acadêmico-científico, ao definir o público-alvo a ser observado e analisado, o aluno/pesquisador deverá preocupar-se com os seguintes aspectos:
1. Quem são os componentes dessa população?

    Para realizar uma observação sobre determinado grupo de indivíduos e obter dados quanto a um tipo de situação, é preciso definir quem seriam essas pessoas. 

Por exemplo:
  Pesquisa a ser realizada com professores de matemática do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de Ensino (do 1º. ao 4º. anos), para investigar a opinião desses educadores sobre os índices de aproveitamento dos conteúdos ministrados para crianças pertences à faixa etária entre 10 e 14 anos.

  Diante desse exemplo, a identificação do público-alvo poderia ser assim definida:

“O grupo de participantes será composto de 12 professores no total, sendo 6 homens e 6 mulheres, 7 pertencentes à escola A e e 5 pertencentes à escola B, localizadas no bairro tal, região (tal) da cidade (tal), com idades que variam entre 28 e 50 anos, os quais contam com experiência média de ensino entre 5 e 25 anos. As escolas mencionadas são: A = (nome completo e localização geográfica) e B = (nome completo e localização geográfica)”.

Todas as informações sobre a população observada e analisada pela Pesquisa de Campo deverão constar do Capítulo de Metodologia Científica de seu texto. 

2. Onde estão? Em uma instituição? Qual?
  Detalhar as informações coletadas sobre as escolas participantes da pesquisa em desenvolvimento.
  Para viabilizar a realização da pesquisa, o acadêmico/pesquisador deverá: 
2.1. entrar em contato e solicitar uma autorização aos responsáveis pelas instituições onde pretende investigar o problema em questão; 
2.2. além disso, deverá ir conversar com algumas das pessoas que poderão compor o público-alvo para identificar os prováveis voluntários;
2.3. combinar com esses responsáveis pela instituição, dia(s), horário(s) e forma de realização da pesquisa: se através de formulários a serem preenchidos pelos participantes da pesquisa, ou se através de entrevistas, que serão feitas/gravadas pessoalmente com cada um desses participantes, conforme a conveniência da instituição/participantes;
2.4. àqueles que aceitarem participar da pesquisa proposta pelo universitário, deverão ser fornecidas informações sobre o sigilo quanto aos dados pessoais e respostas obtidas; que deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) sobre a pesquisa, assim como no que se refere à gratuidade dessa participação; deverão saber ainda que poderão desistir de participar, a qualquer tempo. 

   Não menos importante será o questionário de perguntas que serão feitas aos voluntários, elaborado pelo aluno/pesquisador, perguntas que devem ser aprovadas pelo orientador de sua monografia, antes de serem utilizadas, propriamente. 

Bons estudos. 

Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
UNISANTA – Universidade Santa Cecília. Elaboração de um projeto de pesquisa. Artigo publicado em 2004. Diretoria de Ensino da região de Santos. Coordenadoria de Ensino do interior. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Disponível em:[http://www.socialiris.org/imagem/boletim/arq48d6e7afc2bee.pdf]; acesso em 06 abr 2015. 

Um comentário:

  1. Prezada Regina, parabéns pelo seu excelente blog!
    Eu gostaria de saber como classificar o tipo de amostra nas seguintes situações:
    1. Em uma universidade, do total de alunos (em torno de 13.000) apenas 2002 alunos participaram de uma certa atividade. Foram enviados questionários para todos os 2002 alunos, e 322 retornaram a pesquisa.

    2. Em uma universidade, do total de alunos (em torno de 5000) apenas uma quantidade não conhecida de alunos participaram de uma certa atividade. Foram enviados questionários para todos os 5000 alunos, e 90 retornaram a pesquisa.

    Como classificar as amostras? Quais tipos de ferramentas devo suar para saber a confiabilidade? Devo fazer o teste de confiabilidade para os dois casos?

    Muito obrigada!

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