domingo, 22 de novembro de 2015

O que são palavras-chave ou descritores em Pesquisa Científica?

Bom dia!
   As palavras-chave são utilizadas por pesquisadores e estudiosos para identificar, nos meios eletrônicos, obras e autores que discorrem sobre determinado assunto. Este artigo está sendo publicado em atenção às dúvidas de Pedagogia Sumaré, sobre “conceito-chave”. De certa forma, palavras-chave e descritores têm a mesma finalidade quando se trata da elaboração de textos acadêmico-científicos.

  Entretanto, utiliza-se a expressão “palavras-chave” para as diversas áreas de ensino e especialização, enquanto que o termo “descritores” é específico para estudantes e profissionais das Ciências da Saúde.
  Palavras-Chave são aquelas inseridas nas bases de dados relacionadas a um tema específico, através das quais, o aluno/pesquisador poderá localizar nos meios virtuais, autores que já pesquisaram e escreveram sobre o mesmo tema, ou correlatos.
 Já os Descritores, ou DeCS, consistem em “um vocabulário estruturado, trilingüe (português, espanhol e inglês), baseado em coleções de termos, organizados para facilitar o acesso à informação. Os vocabulários são usados como uma espécie de filtro entre a linguagem utilizada pelo autor e a terminologia da área” (PELLIZZON, 2004, p.153).
  O uso de palavras-chave ou descritores nos meios virtuais permitem a localização de uma infinidade de material bibliográfico, em sua grande maioria, de alta qualidade e confiabilidade, devido à indexação de palavras cuidadosamente inseridas e vinculadas aos diferentes assuntos de interesse de pesquisadores e internautas, em geral.
 É por esse motivo que a escolha das palavras a serem utilizadas quando são realizadas as buscas eletrônicas deve ser meticulosa.
   Boa pesquisa!
Regina Del Buono 

Referências:

PELLIZZON, Rosely de Fátima de. Pesquisa na área da saúde. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Acta Cirúrgica Brasileira - Vol 19 (2) 2004 – 153. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/acb/v19n2/v19n2a13.pdf]; acesso em 05 mai 2015. 

2 comentários: