domingo, 5 de junho de 2016

Como classificar ou qualificar os participantes de uma Pesquisa de Campo?

Bom dia! 
   Toda pesquisa de campo implica em observar, no local onde acontecem os fatos, a forma como eles acontecem, o ambiente, quem e como são as pessoas e as situações, como elas interagem, elementos estes que irão permitir ao aluno/pesquisador, tabular, posteriormente, todos os dados coletados. 
    Em 02 de maio de 2014, eu publiquei um artigo intitulado "Como inserir os dados da entrevista no texto da monografia", cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/05/como-inserir-os-dados-da-entrevista-no.html]; assunto que vamos retomar hoje, para detalhar algumas dúvidas recebidas por email, em especial da Júlia Barreto e da Célia Regina Meneghel Andrioli. ...
   Em oportunidades anteriores, publiquei aqui vários artigos que versam sobre a Pesquisa de Campo, sobre os diferentes tipos de entrevistas, e ainda, sobre os anexos que devem compor um texto elaborado com base em entrevistas.
  Artigos, Monografias, Teses, etc., que sejam desenvolvidas com pesquisa de campo, devem conter, necessariamente, um capítulo específico sobre Metodologia, no qual será apresentada a teoria  sobre metodologia de pesquisa de campo, o tipo de pesquisa realizada, e a qualificação ou classificação do local onde foi realizada, os participantes e quais foram os dados obtidos.
 Ou seja, depois de serem realizadas as entrevistas com os voluntários que aceitaram delas participar, é necessário que as informações coletadas sejam apresentadas ao longo do texto acadêmico-científico, seguida da tabulação de dados, análise e resultados. 
   Com base nesse capítulo, além de toda a teoria apresentada, é que será possível ao acadêmico, elaborar sua conclusão sobre o tema desenvolvido.  
  Em função do sigilo ao qual esses respondentes têm direito, e até por serem voluntários, é preciso que sejam qualificados de forma numérica ou por letras. 
   Entretanto, para a tabulação de dados, é necessário que sejam classificados em grupos, se possível.

Exemplo 1
1. Sexo: se forem entrevistadas pessoas de ambos os sexos, mencionar quantos foram os entrevistados de cada sexo;
2. Grau de escolaridade: informar o ano a que cada respondente atingiu em sua formação escolar;
3. Idade: informar 
4. Localização geográfica (se for o caso);
5. Dados socioeconômicos (se for o caso), etc.

   Por sua vez, quanto à forma de incluir as entrevistas dentro da monografia, publiquei vários artigos sobre os anexos, nos quais estão explicados todos os detalhes envolvendo as entrevistas e sua inclusão no texto.

   Basicamente, uma Pesquisa de Campo deve apresentar os seguintes anexos:

Anexo 1 - TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
Anexo 2- Roteiro de perguntas: caso sejam feitas as mesmas perguntas a todos os participantes da pesquisa;
Anexo 3 - As entrevistas de cada respondente, na íntegra.

  Quanto aos dados a serem tabulados, deverão ser apresentados dentro do Capítulo de Metodologia, agrupados conforme as respostas. 

Exemplo 2
De 6 participantes, 3 concordam inteiramente com .... 2 discordam inteiramente com... e 1 concorda parcialmente com...  


  Espero ter conseguido sanar as dúvidas existentes, mas se precisarem, escrevam para mim.
   Um abraço, boa semana!
Regina Del Buono
abntouvancouver@gmail.com 

5 comentários:

  1. Olá, tenho uma dúvida referente ao recuo, quanto deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, eu não entendi qual seria a sua dúvida... Por favor, escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Até lá!

      Excluir
  2. Regina, bom dia. Tenho uma dúvida, como inserir na monografia uma entrevista com pessoa determinada de uma instituição determinada? Por exemplo, fui na instituição ABC e conversei com o diretor de comunicação da instituição. E ele me passou diversas informações que incluirei no meu trabalho. Neste caso não precisa do capítulo metodologia como na pesquisa de campo , ou precisa? E faço alguma referência em nota de rodapé? Obrigado, Jean.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Jean. Acredito que a elaboração de um capitulo específico sobre a pesquisa de campo vai depender bastante de seu orientador. Eu recebi outros emails anteriormente a este respeito, e publiquei um artigo em 28 de agosto de 2016, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/08/a-pesquisa-de-campo-e-entrevista-semi.html]. Imagino que esse artigo possa, de alguma forma, colaborar para sanar as suas dúvidas, mas, se precisar, sugiro que escreva diretamente para o meu email: anbtouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
    2. Regina, bom dia. Obrigado pela ajuda, está sendo muito útil seus site e já vi o link que você indicou. Abraço. Jean.

      Excluir