domingo, 4 de dezembro de 2016

Os Estudos Observacionais Descritivos – Relato de Caso – 2º. Artigo - Série: Os Tipos de Estudos Científicos em Saúde

   Bom dia! Classificados dentro dos Estudos Observacionais Descritivos, os Relatos de Caso e série de Casos foram o tema sobre o qual publiquei aqui um artigo em 20 de novembro de 2011, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/11/os-estudos-observacionais-descritivos-e.html ]. Hoje, voltarei ao assunto para complementar meu artigo anterior, dando continuidade à série "Os tipos de Estudos Científicos em Saúde", que anunciei aqui em 03 de julho de 2016, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/07/os-tipos-de-estudos-da-area-de-saude.html]. Em sua aula sobre os Estudos Observacionais, a Unicamp (2011) explica que eles permitem avaliar a existência ou não de associações com os sintomas ou evidências identificadas, sem que haja interferência do observador. ...  No que se refere especificamente aos Relatos de Casos, constituem-se de características específicas, são elas (UNICAMP, 2011, p.1): 
  1. Referem-se a um ou poucos pacientes, identificados em um hospital ou serviço de saúde; 
  2. Inexistência de um grupo de comparação; 
  3. Ensejam sinais de surgimento de novas doenças ou associações; 
  4. Os observadores apenas observam, sem interferir na realidade. 

   Como exemplo prático, a referida aula apresenta o seguinte exemplo (UNICAMP, 2011, p.2):
em uma pesquisa na qual se quer estudar algum aspecto de um grupo de alcoólatras, não há a possibilidade de induzir um grupo a tornar-se alcoólatra, então o estudo é observacional e inclui o grupo que já era alcoólatra e um grupo de não alcoólatras como grupo controle.

   Dessa forma, evidencia-se que relatar determinado caso seria viável somente a partir de uma situação já existente.
   Boas pesquisas.
Regina Del Buono 

REFERÊNCIAS 
UNICAMP. Capítulo 4 – Estudos Observacionais. Publicada em 08 set 2011. Disponível em: [http://www.ime.unicamp.br/~nancy/Cursos/me172/Cap4_aula.pdf]; acesso em 03 nov 2016.

0 comentários:

Postar um comentário