domingo, 20 de novembro de 2016

Os Estudos Observacionais Descritivos e o Relato de Caso - Série: Os Tipos de Estudos Científicos em Saúde

   Boa tarde! Relato de Caso e série de casos é um dos tipos de Estudos Observacionais Descritivos (CARVALHO e ROCHA, 2008).  Este artigo dá continuidade à série "Os tipos de Estudos Científicos em Saúde", que anunciei aqui em 03 de julho de 2016, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/07/os-tipos-de-estudos-da-area-de-saude.html]. ...   “Um relato de caso é a menor unidade publicável na literatura em saúde” (SARRAF, MIRANDA, BESTEIRO e outros, 2015, p.9). Estes mesmos autores classificam em três tipos os Estudos Observacionais Descritivos (p.5): 
a) Relato de caso e série de casos;
b) Estudos seccionais ou de prevalência;
c) Estudos ecológicos ou populacionais. 

   Para Aragão (2011, p.59), no âmbito das pesquisas científicas, estão “entre os principais tipos de estudos quantitativos o relato de caso, série de casos, estudos de incidência, estudos transversais, coortes, caso-controle, estudos ecológicos e ensaios clínicos [...]”.
   Ao relatar um caso para a comunidade científica, é preciso que determinados dados sejam informados, entre eles os “resultados clínico-laboratoriais, fatores prognósticos e a sobrevida do paciente relatado” (SARRAF e outros (2015, p.9). Estes autores destacam ainda que determinado caso pode ser associado a outros já descritos sobre a mesma doença, assim como os diferentes tratamentos já aplicados.
  Os Relatos de Caso são comuns em áreas como Gestão e Administração, podendo descrever experiências positivas ou não. Entretanto, os diferentes autores explicam que o Relato de Caso e Série de Casos costumam ser mais comuns entre as pesquisas da área de Saúde, podendo abordar, por exemplo, um único paciente, que apresente determinada doença rara ou que esta estaria evoluindo de uma forma pouco conhecida, diferentemente de outros casos/pacientes já conhecidos (SARRAF e outros, 2015).
   Aragão (2011) ensina ainda que se existirem outros casos de pacientes com os mesmos sintomas em determinada localidade geográfica e em um curto espaço de tempo, a este fato denomina-se Série de Casos, situação que sugere o surgimento de uma epidemia. 
  Bons estudos.
Regina Del Buono
abntouvancovuer@gmail.com

REFERÊNCIAS
ARAGÃO, Júlio. Introdução aos estudos quantitativos utilizados em pesquisas científicas. Revista Práxis ano III, n. 6, p. 59-62, ago-2011. Disponível em: [http://web.unifoa.edu.br/praxis/ojs/index.php/praxis/article/view/35/28]; acesso em 07 fev 2016.

CARVALHO, Eduardo Rebouças; ROCHA, Hermano Alexandre Lima. Estudos Epidemiológicos. 2008. Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará. Disponível em: [http://www.epidemio.ufc.br/files/05estudosepidemiologicos.pdf]; acesso em 06 fev 2016.

SARRAF, Jonathan Souza; MIRANDA, Henrique da Costa; BESTEIRO, Alana Valéria Matos; SILVA, Luiz Carlos Costa; SARQUIS, Sotero Netto. Guia de delineamento de estudos: Como delinear estudos na área da saúde. Belém- PA, Oncológica Brasil - Ensino e Pesquisa, 1. ed. 2015. Disponível em:[http://www.oncologica.com.br/ensinoepesquisa/pdf/Guia%20de%20Delineamento%20de%20estudos-%20Como%20delinear%20estudos%20na%20área%20da%20saúde%20-%201ªEdição.pdf]; acesso em 05 março 2016.

0 comentários:

Postar um comentário