domingo, 18 de novembro de 2018

Pesquisa bibliográfica ou qualitativa e a técnica descritiva

   Bom dia! Entre os diferentes tipos de pesquisas acadêmico-científicas que podem ser desenvolvidas, as mais comuns são a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Em oportunidades anteriores já foram publicados aqui vários artigos versando sobre tais pesquisas. Hoje voltamos ao tema, em atenção à pergunta recebida da Aline Augusto, que segue abaixo: ...
O que seria essas inferências? Estou escrevendo baseada em uma pesquisa bibliográfica e coloquei como qualitativa, mas teria que observar algo mais? em A Pesquisa Bibliográfica e a Técnica Quantitativa.. Jardilino, Rossi e Santos, Cervo e Bervian, e Tozoni-Reis em 15/11/18
   Em primeiro lugar, vou reforçar as explicações sobre pesquisa bibliográfica, que é também considerada qualitativa, já que é desenvolvida a partir da literatura existente sobre o assunto escolhido, seja em livros, artigos científicos ou textos de outros acadêmicos. É um tipo de pesquisa no qual o(a) aluno(a)/pesquisador(a) não interfere na realidade dos fatos, pois é um observador.
   Para caracterizar o tipo de pesquisa utilizada em um texto acadêmico-científico, o(a) aluno(a)/pesquisador(a) deve ainda informar ao leitor(a) a técnica utilizada, sendo a mais comum, a técnica descritiva.
   Por sua vez, devo salientar que a dúvida respondida hoje aqui, pode ter nascido do fato de eu ter, à época da escrita de meu artigo em questão, datado de 24 de fevereiro de 2013, ter cometido um equívoco, já que fiz constar que a pesquisa bibliográfica é classificada também como quantitativa, engano já corrigido, pelo qual peço desculpas.
   Bons estudos!
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

0 comentários:

Postar um comentário