domingo, 28 de abril de 2013

NORMAS VANCOUVER 2013

Bom dia!
   A principal característica de uma Monografia segundo a Metodologia VANCOUVER é a de ser um texto curto, conciso e consistente, no que tange à fundamentação teórica. O Estilo VANCOUVER costuma ser exigido para estudantes e profissionais da Área de Saúde, especialmente para os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, entre outros, mas que, aparentemente, não foram catalogados em um livro de forma sistematizada.
 Para seguir o padrão definido pela Metodologia VANCOUVER é importante que o acadêmico analise os artigos científicos e revistas especializadas, disponíveis nos meios eletrônicos, de modo a certificar-se sobre as dicas fornecidas em artigos anteriores publicados aqui, os quais eu sugiro que releia(m): 
http://www.abntouvancouver.com.br/2012/07/metodologia-vancouver-para-monografias.html;            e 
  Ao desenvolver e padronizar uma metodologia específica para a Área de Saúde, a comunidade científica visa, fundamentalmente, padronizar e difundir estudos e testes realizados recentemente por seus parceiros e pesquisadores, de forma que os avanços conquistados estejam acessíveis a todos os interessados.
  No caso de uma monografia, ela deverá ser elaborada em média com 30 laudas, é importante destacar que o espaçamento, configuração do documento e demais níveis de detalhes não foram pré-estabelecidos pelo Estilo VANCOUVER, devendo o aluno, seguir a padronização estabelecida pela ABNT(1), que é o órgão oficial que define as regras para os documentos oficiais do país. 
  Você, que precisa redigir sua Monografia (TCC) segundo VANCOUVER, poderá dirimir suas dúvidas quanto à forma de elaboração e configuração do texto fazendo buscas virtuais ou na biblioteca de sua universidade, para visualizar, na prática, as explicações fornecidas em meus artigos anteriores, as quais estou reforçando nesta data, na sequencia deste artigo.
 Para conceber a monografia, assim como para identificar os assuntos e autores de interesse de seu tema, valem as tão famosas regras da Metodologia ABNT (definir o tema, o problema e qual seria a estrutura = assuntos dos capítulos a serem desenvolvidos).
  Entretanto, a forma de elaborar o texto e sua configuração é que serão diferentes nos seguintes itens:
1. Pré-texto: deverá trazer a identificação inicial do aluno, curso, universidade, tema e orientadores, além do resumo em português e em um segundo idioma (à escolha do aluno);
2. Texto: deverá ser composto, basicamente, neste formato:
    1. Introdução;
    2. Desenvolvimento (neste item, deverão ser enumerados e apresentados o equivalente aos capítulos se fossem seguidas as Normas ABNT);
    3. Análise de Dados e Resultados;
3.Conclusão e Referências ( bibliografia).

   Outras dicas importantes sobre a Metodologia VANCOUVER são: o texto deve ser corrido, isto é, sem que sejam feitas citações diretas. Em outras palavras, o aluno deve ler / interpretar e "parafrasear" os conceitos absorvidos ao longo do texto, inclusive, estabelecendo o "diálogo de autores", que é o entrelaçamento, a união, fusão das ideias dos diferentes autores, caso eles defendam as mesmas ideias e princípios, ou mesmo se as suas opiniões forem divergentes.
  Quanto à forma de referir autores dentro do texto, deve-se utilizar o padrão rodapé de página, amplamente utilizado na atualidade, inclusive em livros didáticos, apostilas e até mesmo paradidáticos publicados da última década para cá. 
  Outras sugestões de consultas eletrônicas referem-se às informações publicadas pela Universidade Luterana do Brasil (2), e ainda pela Universidade Cidade de São Paulo (3), que disponibilizam dicas específicas sobre como referir autores, vale a pena conferir.  
   Espero ter colaborado para clarear àqueles que buscam informações detalhadas sobre a Metodologia Vancouver. Entretanto, caso você ainda tenha alguma dúvida a este respeito, fique à vontade e escreva para mim, eu retornarei assim que possível.
   Super abraço, boa semana!!!

Regina Del Buono

3 comentários:

  1. Olá Prof.Regina!!
    Gostaria muito de agradecer pela nossa parceria, suas correções e colocação do meu trabalho nas normas da ABNT, foram muito util. Na apresentação do meu Projeto fui muito elogiada, não tive desconto referente a apresentação do trabalho e isso pelo seu trabalho de correção. Gostaria de agradecer mais uma vez e avisar que em breve terá o TCC2 para correção.

    Grata
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla, eu fico muito contente que tenha dado tudo certo, e fico à disposição para a próxima etapa de suas revisões. Agradeço muito pelas palavras de carinho, boa sorte, super abraço!

      Excluir
  2. Olá! Meu nome é Monica e estou no 8ºsemestre do curso de odonto. O problema é que estudava em uma determinada universidade, já havia feito o meu tcc com as normas da ABNT e VANCOUVER, só que mudei de universidade e pra minha surpresa as normas de lá é só Vancouver. O que eu posso fazer neste caso? Eu posso usar esse mesmo tcc e transforma-lo só nas normas de Vancouver? Se sim como devo fazer? Estou desesperada de ter que refazer de cabo a rabo este tcc. Podem me ajudar? Caso seja necessário o meu email é monicamm36@hotmail.com. Muito obrigada!

    ResponderExcluir