domingo, 21 de julho de 2013

Como transformar um Artigo que seguiu a ABNT em VANCOUVER?

Bom dia!
   Para elaborar um artigo científico segundo as Normas VANCOUVER, é preciso que o acadêmico esteja atento às diferenças existentes entre ABNT e VANCOUVER, que compreendem tanto a configuração do texto como a sua a concepção. O mesmo se aplica para o caso da necessidade de transformar um texto elaborado pelas regras ABNT para as regras VANCOUVER. 
   Em meu artigo publicado em 28 de abril deste ano, intitulado Normas VANCOUVER, foram dadas dicas importantes sobre a elaboração de um artigo seguindo esta metodologia, cujo link é:  [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/monografias-segundo-vancouver.html]. 
  Já para converter um texto que foi elaborado segundo as normas ABNT  para as normas VANCOUVER, os cuidados seriam os que seguem relacionados: 
1. o pré-texto é suscinto, devendo conter a página para a identificação da universidade, curso, aluno, resumo / versão para um segundo idioma (a escolher); 
2. o texto deve ser conciso; 
3. o tamanho pode variar de 15 a 30 páginas, conforme definição de seu orientador;
4. não fazer citações diretas, você deverá parafrasear todos os autores consultados; 
5. o artigo poderá ser apresentado no formato de 2 colunas, para o caso de estudantes e cursos da área de saúde, conforme definição de seu orientador; 
6. não referir o nome dos autores dentro do texto, uma vez que o padrão VANCOUVER exige que os autores sejam mencionados através dos números; 
7. a elaboração da bibliografia, segundo VANCOUVER, ao invés de ser feita em ordem alfabética, como é o mais comum, ela deverá seguir a ordem numérica sequencial em que os autores foram mencionados ao longo do texto;  
8. artigos e monografias que seguem o padrão VANCOUVER não relacionam capítulos, mas sim, devem ser subdivididos em alguns poucos itens enumerados sequencialmente, a saber: 
8.1.   1. Introdução; 2. Desenvolvimento; 3. Análise de Dados e Resultados; 4. Conclusão; 5. Bibliografia; 
9. os itens enumerados aqui no subitem 8.1. também serão definidos por seu orientador;
10. dentro do item 2. Desenvolvimento, deverão ser desenvolvidos os assuntos que seriam denominados como capítulos (como estabelecem as normas da ABNT). 

  Caso você tenha alguma dúvida, ou necessite de ajuda para providenciar essa conversão ABNT x VANCOUVER, escreva para mim, eu retornarei assim que possível. 
Super abraço! 
Regina Del Buono

4 comentários:

  1. olá bom dia. tenho um trabalho na ABNT monografia. quero transformar em artigo como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jairo, sugiro que você escreva para o meu email, explicando as suas dúvidas, o endereço é: abntouvancouver@gmail.com.

      Um abraço e até lá!

      Excluir
  2. OLÁ, REGINA
    EU SOUBE QUE EXISTE UM PROGRAMA QUE TRANSFORMA UM TRABALHO JÁ PRONTO COM AS REGRAS DA ABNT PARA A REGRA VANCOUVER. VOCÊ CONHECE? PODE ME FORNECER O NOME E COMO CONSEGUIR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dalva, eu desconheço esse programa. Existe muita divulgação de programas similares, como transformar um texto corrido segundo as normas da ABNT, mas admito que, não conheço e não confio, até porque, cada universidade/orientador fazem exigências específicas, o que não vai ser possível a partir da automação, você concorda? O que posso oferecer a você é a conversão do seu texto, de uma metodologia para outra, mas infelizmente, desconheço algo mais automático para indicar. Se você precisar dos meus préstimos, não deixe de escrever para o meu email: abntouvancouver@gmail.com Boa sorte, um abraço!

      Excluir