domingo, 2 de fevereiro de 2014

Como fazer a Conclusão de uma monografia?

Bom dia!
   A conclusão é o espaço de reflexão do acadêmico no contexto de um trabalho de conclusão de curso. Deve ser escrita com verbos no presente do indicativo, na 1a. pessoa do singular, uma vez que, no conjunto dessa obra (TCC), é o momento no qual o acadêmico deverá expressar-se objetivamente sobre o tema escolhido e as teorias analisadas. 
   Além disso, cabe à conclusão dar o fechamento ao problema, à hipótese e aos objetivos propostos no início do trabalho. 
   Se, ao longo do texto (seja artigo, monografia, tese), deve-se estabelecer uma ligação entre os conceitos que embasaram os conteúdos selecionados pelo universitário para a composição dos diferentes assuntos e capítulos (o "diálogo de autores"), por sua vez, ao redigir a conclusão, cabe ao aluno expressar suas opiniões a respeito de todos esses conteúdos, se concorda ou não com os mesmos, e que o faça de forma crítico-reflexiva.     Este é o objetivo da monografia como um todo, despertar e incentivar a criticidade do indivíduo: levar o acadêmico a escolher um tema específico, pesquisar e analisar teóricos e seus conceitos sobre esse tema, e a partir disso, escrever a respeito; na conclusão, obviamente, emitindo suas impressões pessoais.
   O tamanho da conclusão poderá variar, de acordo com o tema, com a quantidade de assuntos abordados, o tipo de trabalho (se graduação, pós-graduação ou tese), sendo mais comum que apresente em média, de 2 a 3 páginas, mas, neste sentido, prevalecerá a opinião de seu orientador.
   Boa sorte!
Regina Del Buono

8 comentários:

  1. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada a você que veio até aqui, e que apreciou as explicações dadas sobre o papel da conclusão no contexto do TCC. pena que não deixou seu nome. um abraço!!

      Excluir
  2. perfeito!!
    me ajudaste bastante!!
    obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, Bianca, desejo sucesso a vc, e se precisar de uma revisão, já sabe... rsss! um abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde Regina, existe uma norma da ABNT que defina como deve ser feita a conclusão de monografia? Gostei muito da sua publicação. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Danny Segatti, tudo bem? Para poder responder à sua pergunta, elaborei um artigo em sua atenção, veja só:
      http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/a-conclusao-da-monografia-e-nbr.html
      Não deixe de conferir, ok? Se você ainda tiver dúvidas, ou precisar de uma revisão, por favor, escreva para o meu email. Receba meu abraço!

      Excluir