domingo, 13 de julho de 2014

Qual a diferença entre Bibliografia e Referências Bibliográficas?

Boa tarde!
  Existem duas questões que envolvem as expressões "bibliografia" e "referências bibliográficas". A 1a. questão se refere ao uso de um ou outro entre os dois termos enquanto denominação do item específico dentro do texto acadêmico. Já a 2a. questão se refere ao papel que cada uma representa para o contexto da Metodologia Científica. ...
  No âmbito da 1a. questão, o termo "bibliografia" costumava denominar a lista completa de autores consultados para a elaboração do texto acadêmico; contudo, observa-se que nos últimos anos, aproximadamente de três ou quatro anos para cá, tal denominação para esse importante item de um artigo científico ou monografia foi sendo reformulado. Em um momento usava-se "Bibliografia", mas passou a ser denominada como "Referências Bibliográficas", sendo que, atualmente, a maioria das universidades adotaram o uso do termo "Referências".

   Por sua vez, no âmbito da 2a. questão, por "bibliografia" deve-se compreender todos os autores consultados para permitir que o aluno/pesquisador tenha maior compreensão do tema em desenvolvimento.
 Já as Referências consistem, especificamente, na lista de autores que foram efetivamente mencionados ao longo do texto, o que aliás, é uma exigência das normas metodológicas a que o texto deve obedecer com rigor, seja a metodologia ABNT, APA ou VANCOUVER.

   Um abraço! 

Regina Del Buono

11 comentários:

  1. Cara Regina
    Tenho uma dúvida:
    Na construção do MEU texto utilizei inúmeros outros textos (artigos científicos, bibliografias, manuais, etc.) Porém NÃO fiz citações (ex. MARTIN, 1999) da GRANDE MARIORIAm apenas utilizei para informação e maior compreenção do assunto.
    A DÚVIDA: coloco na s REFERÊNCIAS juntamente com os autores de textos CITADOS?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Estou na paz, desculpe-me pela demora em responder a este comentário, porém, eu não recebi a notificação do Blogger sobre o mesmo, a isto se deveu a demora. Com relação à sua pergunta, o ideal é que sempre sejam mencionadas em seu texto todas as fontes consultadas e lidas, especialmente se for um texto científico, isto é, a ser apresentado à universidade/curso ao qual você pertença. Caso não seja esta a situação, isto é, se você preferir discorrer sobre o assunto escolhido redigindo um texto que não exija o rigor científico, sim, você pode escrever com maior liberdade, e mencionar todas as obras ao final, a título de Bibliografia, ensejando que os leitores que tiverem interesse, as acessem. Particularmente, procuro/prefiro sempre mencionar as fontes, evitando quaisquer tipos de dúvidas, ou eventuais indicações de plágio. Um abraço!

      Excluir
    2. Seria útil que a senhora Regina tivesse respondido à pergunta específica de Estou na paz, em vez de divagar

      Excluir
    3. Bom dia, sr(a) Anônimo(a), acredito que não nos conheçamos, porém, você vem à minha página deixar esta crítica ao meu trabalho, que me exige em pesquisas, análises e estudos, e dessa forma, não me deixa outra opção, a não ser indagar: não seria útil você ler mais para melhorar sua interpretação de texto? Sim, porque eu expliquei, claramente neste post que, sendo um texto voltado para a academia, todas as fontes deverão ser mencionadas ao longo do mesmo, mas que, se for um texto para publicação em periódicos ou finalidades similares, neste caso, você poderá deixar como fez, discorrer sobre o tema em questão, e listar as obras ao final do mesmo. Aproveito para esclarecer que este espaço não se destina a debates pessoais, mas sim, para publicações de dicas e teorias relativas à Metodologia Científica e suas regras. Espero ter ajudado desta vez! Boa sorte!

      Excluir
  2. Qual a diferença entre citação e referência?

    ResponderExcluir
  3. Muito obriga, Regina!
    Amei conhecer este trabalho maravilho, o qual muito me ajudou nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josefa, boa tarde! Agradeço pelo elogio e fico feliz em colaborar para sua melhor compreensão sobre a forma de interpretar e utilizar os termos acima. Abraços!

      Excluir
  4. Relatórios, mesmo os acadêmicos, necessitam de bibliografia? Adorei se poster, PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns minha cara,
    bastante esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alexssandro, pelo elogio e pelo comentário também! Eu sempre fico muito contente em poder colaborar, de alguma forma,para que os alunos que chegam até aqui possam compreender melhor as regras da metodologia científica, e com isso, melhorar ainda mais suas produções acadêmicas. Sucesso, um abraço!

      Excluir