domingo, 21 de setembro de 2014

O que é metodologia de pesquisa?

Bom dia!
 Todo texto acadêmico-científico deve conter um item ou capítulo específico sobre a metodologia que será adotada. A finalidade desse item tão importante tem por objetivo apresentar qual será o objeto de estudo escolhido para o trabalho, qualificar a população ou a situação será estudada, além de classificar a pesquisa que será desenvolvida em seu estudo, seja ele uma pesquisa bibliográfica ou uma pesquisa de campo, sendo estas as mais comumente encontradas em artigos, monografias e teses. 

   De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9394/96, que define as regras a serem seguidas por todos os níveis de ensino no Brasil, as universidades costumam desenvolver, através de suas equipes de educadores, apostilas próprias de metodologia, cujas regras deverão ser seguidas ao longo da elaboração dos trabalhos científicos. Essas metodologias são baseadas invariavelmente nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 Lembre-se que ao definir por elaborar uma pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo, de qualquer maneira o levantamento bibliográfico deverá ser feito, permitindo a elaboração da fundamentação teórica, sem a qual, a pesquisa de campo não se sustentará.
 Um abraço!

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário